quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FINALMENTE A IMPLANTAÇÃO DO CATI - TERESINA

Inicia treinamento para trabalho com dependentes químicos

terça, 07 de agosto de 2012 • 10:46
 
Começou nesta segunda (06) a capacitação de profissionais para a Casa de Acolhimento Infanto Juvenil (CATI), sendo realizada uma programação com palestras e oficinas destinadas a preparação dos funcionários para os atendimentos a serem realizados na casa implantada pela Fundação Municipal de Saúde, através da Coordenação de Ações Assistenciais, Gerência de Saúde Mental em parceria do Ministério da Saúde.

Kledson Augusto da FMS, da Coordenação DST/AIDS, neste primeiro dia proferiu palestra com o tema “Compreendendo as DST/AIDS e Hepatites Virais”, onde os profissionais puderam se aprofundar no tema, tirando dúvidas pertinentes, aprendendo ainda como agir com as pessoas portadoras do vírus HIV.

“Aqui temos o dever de fazer com que os servidores, tirem desse treinamento o máximo de proveito, tornando-se multiplicadores dessas informações sobre DST/AIDS, aprendendo ainda a lhe dar com as situações que passarão a vivenciar” Destaca Kledson Augusto, da FMS.

O Objetivo da Casa de Acolhimento Transitório é oferecer acolhimento voluntário e cuidados para crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de drogas como álcool e crack, em situação de vulnerabilidade social e familiar.

A CATI terá caráter residencial e transitório para atendimentos Psicossocial, funcionando 24 horas, de domingo a domingo. Para serem acolhidos na CATI, os usuários passaram por uma triagem através de encaminhamento do CAPS AD. Crianças e Adolescentes de 10 a 18 anos, sexo masculino, usuários de drogas ou problemas familiares poderão ser acolhidos, contando com acompanhamento psicossocial tanto ao usuário quanto a família, individual ou em grupo.

Talita Kamache, 21 anos, está sendo treinada para umas das funções da CATI, diz está entusiasmada com o treinamento. “Tenho uma nova visão sobre os usuários de drogas e do portador do vírus da AIDS, aqui estou tendo a oportunidade de abrir minha mente sobre essas pessoas” diz Talita.

A casa contará com 38 profissionais devidamente treinados e capacitados a atenderem e promoverem atividades junto aos usuários. Coordenador, Assistentes Sociais, Psicólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Cuidadores, Redutores de danos, Artesões, Auxiliar administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira e Porteiro participam da capacitação que acontece até a próxima sexta (10).

Fonte: Semcom
 
 
Salvo engano, este projeto de CATI é de 2010. Imagina a morosidade que os gestores tratam a questão da saúde mental no Piauì. Quem será o ou a coordenadora nesta época de cabos eleitorais? Deus permita que seja alguém que participe pelo menos da capacitação. Buemba... como diz aquele jornalista!!!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.