quarta-feira, 9 de maio de 2012

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA USUÁRIOS E FAMILIARES DE SAÚDE MENTAL.

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (dia 18 de maio), será realizado em Água Branca - Piauí, o II Encontro de Formação Política para os usuários e familiares de saúde mental.
O referido encontro acontecerá no período de 25 a 27 de maio de 2012 e capacitará 80 pessoas de várias cidades do Estado.

Para garantir a maior participação dos usuários e familiares o Encontro acontecerá em um espaço onde contemple toda infra-estrutura de hospedagem e realização de palestras e oficinas, de forma que favoreça a troca de experiências e a formação de vínculos afetivos.

Com o tema “Nós podemos muito, nós podemos mais” queremos formar sujeitos ativos e protagonistas da história, incentivar a participação de usuários e familiares na luta antimanicomial que deve continuar a cada dia e reafirmar o grito dado no I Encontro de Formação Política para usuários e familiares de saúde mental cujo tema foi “Nada de nós, sem nós”.

A música que inspirou o tema do Encontro nos convida a “fazer o que será” e é com esse intuito que pretendemos consolidar a rede substitutiva de atenção a saúde mental e formar militantes defensores de uma vida sem manicômios.
Nos últimos 07 anos o estado do Piauí avançou em passos largos no processo da Reforma Psiquiátrica, implantando CAPS E SRT’s, supervisionando e fiscalizando os serviços e oferecendo capacitações na área de saúde mental para os profissionais da saúde.
Apesar de todos os avanços, ficou uma lacuna; a capacitação de usuários e familiares de saúde mental para fortalecer o controle social.
O CAPS de Água Branca e a NAVI (Associação de usuários e familiares de pessoas com transtorno mental de Água Branca) com este projeto pretende dar continuidade a um processo de fortalecimento da formação política dos usuários e familiares iniciado em 2009 no I Encontro realizado na capital do Estado pela Associação Âncora que teve a participação de usuários das cidades de Fortaleza, Teresina, Picos, Parnaíba, União e Água Branca e desencadeou significativos avanços e o pleno exercício de cidadania.

Convite enviado pela querida Thais Guimarães, coordenadora do CAPS de Água Branca e nos colocou numa mesa redonda sobre a função de usuários no CAPS. Não temos nem um representante, todos nós não passamos pela triagem, não temos perfil segundo alguns técnicos. Tem um caso de uma socióloga que numa crise precisou recorrer ao hospital dia do HAA. Outro caso de uma assistente social que há uns três anos vive em sofrimento psíquico, passando por situações vexatórias por causa das crises psicóticas que ela e a familia não aceitam como transtorno mental. Muito dificil, mas companheira do Ninho conseguiu levá-la ao CAPS sul II, porque não passou pela triagem, não falou com o psiquiatra. Estamos novamente tentando levá-la a um ambulatório, nem que seja o do HAA. Pois é, temos esse usuário "solto" na rede e sofrendo.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.