terça-feira, 15 de maio de 2012

F.20: ESQUIZOFRENIA

Cientistas identificam genes da esquizofrenia

Cientistas anunciaram nesta terça-feira (15) ter identificado os genes mais atuantes na esquizofrenia, uma descoberta revolucionária que, afirmam, melhorará o diagnóstico e o tratamento desta doença mental debilitante.
Em um estudo que envolveu informação genética de milhares de pacientes com esquizofrenia, bem como de um grupo de controle saudável, os cientistas disseram ter identificado centenas de genes capazes de apontar quem corre mais riscos de desenvolver a doença.
"Quebramos o código genético da esquizofrenia, identificando muitos dos genes envolvidos e como eles funcionam juntos para provocar a doença", declarou à AFP o autor do estudo, Alexander Niculescu, da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, em Indianápolis.
"Entendendo melhor a base genética e biológica da doença, podemos desenvolver testes e tratamentos melhores", acrescentou.
Tais testes poderiam ser usados para determinar se crianças em famílias com caso de esquizofrenia correriam riscos de desenvolver a doença, explicou Niculescu.
"Se forem determinados como em risco elevado, então seriam acompanhados mais de perto pelos médicos, aconselhados a evitar estresse, álcool e drogas, tratados com terapia, suplementos nutricionais (como cápsulas de óleo de peixe com Õmega-3) e inclusive com ingestão precoce de medicamentos anti-psicotrópicos para evitar o desenvolvimento completo da doença", acrescentou.
As descobertas foram publicadas no periódico Molecular Psychiatry, da revista científica Nature.
Pacientes com esquizofrenia costumam ouvir vozes que não são reais, tendem à paranoia e a sofrer de discurso e pensamento desordenados. Acredita-se que a doença afete uma em cada 100 pessoas.
Niculescu explicou que após identificar os genes relacionados com a esquizofrenia, a equipe de pesquisas testou suas descobertas em outros pacientes fora do grupo de estudos "para mostrar que os resultados seriam reproduzíveis e têm habilidade previsível".
Estudos genéticos sobre psiquiatria costumam gerar uma excitação inicial, afirmou, "mas depois não são reproduzidos em populações independentes, que são a prova mais importante de que uma descoberta é sólida e real".
A equipe também usou dados cerebrais de camundongos que tomaram medicamentos que imitavam a esquizofrenia.
"Alguns genes e mecanismos biológicos que identificamos podem ser usados para o desenvolvimento de um novo remédio", disse Niculescu.
Eles também podem ser usados para redirecionar drogas normalmente usadas para tratar outros distúrbios.
Niculescu reforçou que "genes não são destino".
"O ambiente também desempenha um papel. Os genes que identificamos atuam na conectividade cerebral, portanto podem ocasionar mais criatividade em alguns indivíduos ou doença clínica em outros, dependendo se há um excesso destas mutações genéticas na combinação errada e um ambiente estressante", acrescentou.
UOL


Não sei se interpretei corretamente, é um estudo genético, mas tais genes descobertos podem somente manifesta-se por conta de estressores externos? Ciência psiquiátrica diga-nos algo que não sabemos ainda e invenção de novos remédios chega-me a fazer o estômago doer, lembrando de efeitos colaterais e os laboratórios americanos como ganham, acho até que financiam estas pesquisas que nos enchem de esperanças de nos livrarmos de nossos aliens, mas no fundo não querem nos tratar mais continuar vendendo seus venenos necessários a estabilidade mínima dos nossos sintomas.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.