sábado, 18 de fevereiro de 2012

ENCONTRO SOBRE PRÁTICAS ALTERNATIVAS,INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE





Aconteceu dia 16 pela manhã no Auditório do HEMOPI, organizado pelo Instituto Maria dos Prazeres, coordenado por nosso amigo Narcizo Chagas, com signifcativa presença de várias instituições de saúde, alguns secretários municipais, representantes de coordenações e gerências da SESAPI, pessoas ligadas a atenção básica da FMS, entre as ONGs, o Amigo no Ninho e Fazenda da Paz. A presença maravilhosas de Ismênia Reis, facilitadora de Biodança e imã Judite da Casa São Domingos, espaço de terapias naturistas e outras práticas integrativas e complementares. E sem deixar de registrar a presença da academia através da fala de Verônica Cavalcante, professora do departamento de Ciências Sociais da UFPI e enfermeira Margarida, professora da FACID, ambas expuseram resultados de pesquisa e formação acadêmica já existentes na área das práticas integrativas e complementares na formação dos profissionais de saúde.
Os momentos improvisados de vivências coletivas como a apresentação e a despedida não deu para registrar porque todos estavam participando.
Esse encontro é o segundo de uma luta que acompanhamos desde 2009 para que terapias antes alternativas, hoje práticas complementares ao tratamento medicamentoso como a acupuntura, massagens chinesas, florais, as corporais como Biodança e Yoga, as rodas de diálogo como a Terapia Comunitária e tantas outras possam está contempladas na atenção primária, financiadas pelo SUS nas redes de saúde municipais do Estado.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.