sábado, 4 de fevereiro de 2012

NOSSOS INIMIGOS ESTÃO NO PODER!! IDEOLOGIA QUERO UMA PRA VIVER.

Na sociedade da decepção, quem são as nossas referências? Falo dos sujeitos que são alvos da nossa credibilidade e em quem nos espelhamos. Em uma sociedade carente de referenciais humanos, nos tornamos presas fáceis de lobos sob peles de cordeiro que aparecem sedutores e enganadores, com o canto da sereia. Quem efetivamente é referencial para um projeto de mudança? Em uma linguagem figurada, desponta a ideia das ovelhas sem pastor. Sem idolatrias, já que todo santo é de barro, precisamos refletir sobre quem são as figuras comprometidas com a transformação das estruturas. Os veículos midiáticos impõem um conjunto de celebridades que, carismáticas e sedutoras, conquistam meio mundo mas estão fagocitadas pelo sistema que as transforma em milionárias por serem os seus garotos(as) propaganda, pilares e sustentáculos. As nossas âncoras devem ser lançadas hoje e é no aqui e no agora que devemos refletir sobre os nossos projetos e para onde eles apontam. Sem mania de passado, pois o nosso tempo é hoje, compartilho um texto sobre alguém que, em tempos idos foi porta voz e ainda hoje é símbolo daqueles que querem e se engajam na luta por um mundo melhor. E é muito triste ver tanta gente quieta, dizendo amém. Como diz o funkeiro: "tá tudo dominado". Na atualidade, quem está transgredindo? Quem está desafinando no coro dos contentes? Diante da banalização de todas as coisas, como está a nossa capacidade de indignação? Brasileiro, profissão esperança. No espetáculo e na vida real, ainda continuamos apostando. Com realismo, enxergamos luz no fim do túnel e vamos à luta. Estas notas rebentaram depois de ter lido uma pagela de um calendário que lembrava dos 70 anos da morte de Olga Benário Prestes (fevereiro de 1942). Para ler ao som de "Ideologia", do Cazuza.
 Faceboock de Professor Francisco Junior/UFPI
Franscisco Junior é professor do departamento de Ciências Sociais da UFPI. Grande mestre da reflexão sociológica respaldada em inúmeros teóricos atuais ou clássicos. Professor criativo, desafiador, destes professores que servem de pontes para os sonhos e concretizações destes. Deixamos um muito obrigada e compartilhamos o prazer de ler seus breves textos, que nos extasiam de idéias, sem o rigor acadêmico. 
 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.