segunda-feira, 8 de junho de 2009

TERESINA GANHARÁ MAIS DOIS CAPS AINDA ESTE ANO:SERÁ?

“As doenças da alma ganham cada vez mais importância e o poder público precisa estar preparado para lidar com essa realidade. É isso que estamos procurando fazer”, justifica Firmino Filho. Ele lembrou que o encontro é o primeiro passo no sentido de aliar a estratégia da saúde da família ao tratamento de pessoas com doenças mentais, dentro da nova filosofia da saúde brasileira, de tratar os pacientes no seu ambiente familiar em vez dos manicômios.
Firmino Filho, presidente da Fundação Municipal de Saúde
Portal 45 graus,08.06.200

A expressão "doenças da alma" é da época de Charcot, ou mesmo de Pinel? Quando a depressão era chamada de melancolia. Era até mais simpático, né? Depressão caiu no senso comum, virou eufemismo para loucura.
Esses CAPS serão abertos onde? Nos territórios daqueles que usam o sistema único de saúde, as periferias? E o treinamento de pessoal? Vem doutores concursados, com toda objetividade acadêmica atrás de sentar num consultório e encontram a subjetividade do louco, crítica e produtiva, artitísca e irreverente. Loucos pela vida.
É um processo de construção de uma nova cultura de horizontalidade que tanto incomoda alguns psiquiatras, profissionais que quando competentes terapeutas e sensíveis humanistas são sim,imprescindíveis. Esperemos que venham os serviços e cá estamos para cobrar qualidade.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.