quinta-feira, 11 de junho de 2009

Amada Valéria, rolaram aqui algumas questões:
1. Ambiente enlouquecedor: a universidade, o trabalho, a família, o ônibus, o carro velho, o carro novo (euforia, um perigo p/ bipolares) tudo na racionalidade capitalista é enlouquecedor.
2. Loucos produtivos: tudo que nós queremos ser, se a "normalidade", se a racionalidade das instituíções nos permitíssem. Tenho formação em Ciências Sociais, Serviço Social, Terapia Comunitária, Especialização em Metodologias do Ensino, dezenas de minicursos, participação em congressos, sou membro do Conselho Deliberativo da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental) a mais bem votada para o biênio 2009/2010 e uma diretora adjunta, formada em biologia no período especial da UESPI, depois de um atestado médico psiquiátrico, disse eufemisticamente que eu era estressada e me tirou da sala de aula, com toda violência que alguns normais fazem com os loucos. E aí?
3. Nossa saúde é está com os sintomas leves ou em remissão. Medicação e muita terapia, vida regrada, disciplina monástica como a minha. E produtiva. Difícil, amiga.
4. Louco também gosta de dinheiro, poder, reconhecimento, quer publicar livro... não tem porque você agir de forma diferente das suas outras iniciativas. Não somos psicóticos da "bolha de plástico", nem todo louco é artista ou curte filosofia. Criar uma redoma zen dentro da UFPI para enfrentar o sufoco diário é um trabalho de Hércules. Já tentei criar tantos grupos de apoio, essa é a terceira vez na UFPI... minhas idéias são simples: apoio, suporte e ajuda-mútua. Com mais experiência nestes dois anos de Ninho, sistematizei o Curso de sensibilização: Amigo cuidador e a automonitoração dos sintomas. [...]

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.