sábado, 9 de maio de 2015

GERÊNCIA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO

Rede Amigo no Ninho e as simpáticas técnicas da Gerência de Atenção Psicossocial do Município

Sora, enfermeira: duas em uma, atua no CAPS sul e norte


Gosto de contar esta história, não para deleite do meu ego,  mas para continuar acreditando e incitando outros mentaleiros a continuarmos a luta por uma saúde mental pública antimanicomial e de qualidade e isto começa com gestão comprometida.
Em 15 de janeiro de 2010 aconteceu uma audiência pública no auditório do Ministério Público sobre vários problemas enfrentados pela SESAPI e FMS em relação a saúde mental, estávamos na luta pelo fechamento do Sanatório Meduna, garantindo aos pacientes seus direitos à assistência e com  mais qualidade. O atual prefeito Firmino Filho era na época secretário de saúde do município, numa deixa logo após uma fala do psiquiatra Alexandre Nogueira, sobre o funcionamento de uma comissão de saúde mental criada em 2001 e nunca composta como prevê a lei municipal 2.987. Sob os protestos e a ordem para que eu ficasse quieta da cuidadosa Gisele Martins ( eu "empoderada" mas tutelada, sendo assistente social da Gerência de atenção a saúde mental da SESAPI) rapidamente na minha prática trazida dos movimentos sociais senti a chance, peguei o microfone e fiz a proposta da criação de uma gerência de saúde mental no organograma da FMS. A proposta passou no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC).  Então abri um Processo Administrativo (PA) em 09  de dezembro do mesmo ano cobrando entre outras coisas o cumprimento desta cláusula.
Cobrei várias vezes no MP até que foi criada a gerência em saúde mental do município, com mais de uma sala, técnicos empenhados, enfermeiras, psicólogos, atualmente é coordenada pelo psiquiatra Samuel Rego. Foi criado o Ambulatório Pró-vida para o atendimento a ideia suicida, a Unidade de Atendimento Infantil( UAI) destinada crianças já com dependência química. Percebi desde a primeira que a  visitei o empenho da equipe em organizar os serviços, acompanhar melhor os CAPS com capacitações, com a melhoria de instrumentos de registros, etc. Este é um motivo de comemoração antimanicomial nestes dias em Teresina.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.