segunda-feira, 6 de maio de 2013

FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO MARANHÃO: PIAUÍ DEVERIA IMITAR!

Maranhão prorroga inscrições para capacitação em Saúde Mental

A UNA-SUS/UFMA e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão prorrogaram para o dia 08 de maio, as inscrições para o processo de seleção dos candidatos à primeira Turma do Curso de Capacitação em Saúde Mental.
As inscrições são gratuitas, pela internet, através do endereço eletrônico http://www.unasus.ufma.br/inscricao
 
Poderão fazer as inscrições todos os profissionais da área saúde, que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, nas Estratégias Saúde da Família - ESF, nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF e nos demais dispositivos da Rede Assistencial à Saúde Mental do SUS.
 
O processo seletivo será realizado por uma comissão a ser constituída pela Coordenação Geral dos Cursos da Área de Saúde Mental da UNA-SUS/UFMA e constará, unicamente, da avaliação curricular do candidato. 
 
O Edital completo, com todas as informações, pode ser acessado abaixo:
 

 

http://www.unasus.gov.br/node/308 

 Por muitos anos pacientes de alguns municipios do Maranhão chegavam em ambulâncias ou não, contidos ( amarrados) para atendimento nos dois hospitais psiquiátricos de Teresina existentes. Não sei quantos CAPS e equipes de NASF o Estado possuí hoje. Mas fico invejada da iniciativa da Universidade Federal do Maranhão, no inicio de 20011 havia previsão de alguns projetos que passaram no Ministério da Saúde para formação em conjunto com a UFPI. Exceto o interesse e luta da professora Doutora Lúcia Rosa, a saúde e ciência social, feita nesta universidade não se interessa pela temática, parece haver um entrave baseado ainda no preconceito num espaço onde encontramos discentes e docentes vivendo e convivendo com patologias mentais.

 

 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.