domingo, 16 de dezembro de 2012

PACIENTE DO HAA EM COMA NO HUT

Um paciente morador da residência terapêutica de União, teria entrado em crise ou agravado seus sintomas após a demissão de alguns funcionários, com as eleições, onde a infâmia política da má administração sempre prepondera, em detrimento de alguns situações que não são compreendidas por alguns futuros gestores e seus assessores como na saúde mental, onde pacientes criam vínculos emocionais, alguns técnicos são suas "referências terapêuticas", e de repente nos ajustes politicos toda uma equipe pode ser demitida. Quem paga o pato, ou seja, quem adoece? É o usuário deste serviço, delicado e humano. Mas a política é arbitrária, desumana, feia e picareta. Estou generalizando, não sei quem perdeu ou quem ganhou em União, pouco me interessa. O post é para denunciar, avisar, dizer publicamente que devemos nos importar com os loucos, que os loucos também deveriam ter direitos humanos!
O usuário internou-se dia 04 de novembro trazido por cuidadores da RT, dia 12 de novembro deu entrada no HUT, está numa UTI (feminina), após várias cirurgias. Há noticias de dentes quebrados. Versões: Queda de uma árvore, já teria entrado machucado por queda de uma moto e ou teria apanhado de outros pacientes nos pavilhões. Militante da Âncora, para quem enviei email, repassou-me que o grupo teria aberto aberto boletim de ocorrência no 2º DP, que fica atrás do HAA, velho colecionador de ocorrências escabrosas ocorridas no hospital (daria um TCC original), oreintados pelo Ministério Público.
Eu estou sem tempo de escrever para o blog e infelizmente a vida pessoal e necessidade de estabilizar meu TAB não tenho maior inserção neste caso. Acontecido durante as visitas de uma comissão do Programa Nacional de Avaliação de Hospitais - Psquiatria, contando com a presença de uma pessoa do conselho estadual de saúde, usuária dos serviços do HAA, que entrou em crise e não mais participou, não sendo substituída, uma usuária da Âncora e uma familiar pertencente ao Ninho ( resolvi sair, alguns usuários em crise que precisavam muito mais do meu pouco tempo) e demais componentes. Essa comissão "engessada politicamente" deveria está agindo. Talvez o ocorrido sem apuração correta e necessária, sequer seja citado em relatório enviado a Brasília. Sem contradições, defendo o hospital na rede, porque não temos para onde correr numa urgência/emergência, mas precisamos denunciar as negligências, buscar punições para os culpados e capacitação continuada para os funcionários que realmente cuidam dos pacientes dentro dos pavilhões ou seja sentados nos corredores, dormindo em repouso, sem dividir rondas, que são funcionários de nível médio, técnicos de enfermagem e auxiliares de limpeza, estes são os verdadeiros cuidadores nas internações integrais no HAA.
Se alguém souber maiores detalhes e atuais da situação do rapaz, envie em forma de comentário ou por email, que publicaremos

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.