domingo, 30 de dezembro de 2012

ENVELHECER COM TRANSTORNOS MENTAIS: TEREMOS DEMÊNCIAS?

Nova York. Especialistas poderiam identificar com precisão a doença de Alzheimer e qualquer outro tipo de demência com ressonância magnética, segundo um estudo da revista “Neurology”. Atualmente, médicos têm dificuldade de diagnosticar a demência em alguns casos, adiando o tratamento adequado.

Apesar de serem doenças diferentes, Alzheimer e Demência Frontotemporal têm similaridades de sintomas e características clínicas, por isso podem ser difíceis de serem diagnosticadas. Ambas causam confusão mental e esquecimento e podem afetar a personalidade, as emoções e o comportamento.

Uma equipe da Universidade da Pensilvânia (EUA) analisou a eficiência da ressonância com o objetivo de dimensionar os níveis de proteína no cérebro, que geralmente estão maiores no caso do Alzheimer do que no de Demência Frontotemporal.

Os pesquisadores norte-americanos descobriram que o método da ressonância magnética teve 75% de precisão do diagnóstico, embora este número seja distante do ideal de 100%.
Diário do Nordeste

Ultimamente tenho preocupado-me com o envelhecimento com transtornos mentais, será que nós seremos mais propensos às demências? Serão degenerativas e progressivas a bipolaridade e a esquizofrenia favorecendo casos de Alzhemeir e outras? Procuro pesquisas, estudos e gente interessada no assunto para trocarmos idéias.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.