sábado, 22 de dezembro de 2012

NINHADAS

I. OVO GORADO
Segunda, 17 de dezembro, fui ao HUT e tive informações sobre o paciente do HAA , Evandro Moura, internado há semanas na UTI geral daquele hospital. Fora do coma, mas ainda com aparelhos que lhe impede de falar. As enfermeiras me disseram que no espaço de três semanas só recebeu visitas de uma pessoa e do perito legista. Informações contrariadas (ainda bem) por Marta Evelin, da Âncora ,que afirma tê-lo visitado cinco vezes junto a cuidadora Toinha da RT de União.
O que aconteceu de fato a este usuário para parar em uma UTI de hospital geral, tipo HUT é ainda é um mistério para mim e medo intenso que continuem estas e tantas outras negligências que acompanhei enquanto trabalhadora (bolsista) do HAA, nós que acompanhamos usuários em crise o tempo todo e precisamos "ocupar" um espaço que ainda é fundalmentamente nosso, onde os normais ditam as regras e ainda encarceram e punem os reclamantes e seus delírios não são ouvidos.


II. COISAS BOAS

Com uma filha pré adolescente surda profunda, dois empregos e outros interesses pessoais, não consigo juntar um grupo de ajuda mútua e suporte idealizado na minha cabeça, que ofereça terapias complementares, espaço de convivência e um trabalho de assistência e promoção de saúde da criança psicótica na escola e de repente conheço Geysa, Fazenda da Paz e ex SENJUV e ou ela me reconhece do blog, das lutas e nos ajuda neste final de ano com kits de higiene pessoal: sabonetes, shampoos, creme para cabelo, etc e eu mais outras amiga estamos completando incluindo mais alguns ítens, incluindo duas calcinhas e um creme para rachadura dos pés, observamos que a maioria das mulheres tem pés rachados. Pode ser efeito colateral de alguma medicação. Somente depois do natal ( muito agoniado ) levaremos as cestas de beleza às nossas amigas do Ninho.



III. SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

Feliz, por mais uma parceria, psicólogo Anderson do CAPS sudeste e IFPI nos propõe um trabalho de discussão e intervenção para criança e jovem psicótico em idade escolar. Não estamos sozinhos nesta sensibilização. Coisa boa.





Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.