sexta-feira, 20 de abril de 2012

PSQUIATRAS NO IAPEP

Gripei fortemente o que obrigou-me o uso de várias medicações por umas duas semanas, dentre elas os xaropes expectorantes antiarlégicos, etc. Interação medicamentosa na certa com a medicação psicotrópica. A crise mental veio de forma intensa e devastadora, apavorada na segunda-feira (16 /04/012) fui ao meu psiquiatra, profissional que me acompanha há mais de vinte anos. Queria vê-lo, rever a medicação, saber sua opinião. Estava com muito medo de uma crise aguda prolongada.
A atendente me informa que o médico havia sido descrendenciado do IAPEP. Detalhe: Nesse consultório há no mínimo uns 200 pacientes funcionários públicos, um número significativo de professoras no topo da estatistísca. Na terça dia 17 fui ao IPMT não havia mais liberações de consulta para este médico, teto esgotado.
Dr. Edson Paz, tem uma longa história na psiquiatria piauiense, ex diretor do HAA, ex diretor do MEDUNA, único psiquiatra do CAPS i, meu "técnico de referência" e parece que de muitos usuários. Minha medicação está acabando, fiz práticas integrativas, conversei com ele por telefone. Estou com sintomas bem leves, meu "trabalho protegido" me garantiu uma semana em casa. O que ajudou bastante  no reequilíbrio mental.
Não tive como saber se o médico conseguiu o retorno do convênio, que atrazava pagamentos até quatro meses, mas Dr. Edson, na maedida do possível tem atendido os pacientes por conta do compromisso terapêutico mesmo ou do seu coração bondoso.
Onde denunciar mais este descaso com a pessoa que tem transtorno mental, funcionária pública, produtiva e contributiva? Há alguns meses peguei no IAPEP uma lista de conveniados dos cinco psiquiatras, apenas Dr. Edson Paz e Eurivan Sales  atendem ou atendiam pelo IAPEP. Paciente psiquiátrico é crônico, volta fielmente senão todo final de mês, mas bimestralmente a uma consulta de manutenção.
Num momento que toda a atenção da saúde mental se volta para a questão da dependência química nós "loucos genuinos" ficamos sob a fragilidade deste atendimento, não há para onde correr em um momento crise, senão para a urg|ência do HAA.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.