quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EDMAR OLIVEIRA: OUVINDO VOZES

O lançamento do livro de Edmar Oliveira, Ouvindo Vozes aconteceu na quarta- feira passada dia 21 no Clube dos Diários, às 19:00 horas, esqueceram da meninada e "coroada" do Boca da Noite. Um infernal e maravilhoso hip-hop fazia a imensa platéia na pequena sala Torquato Neto, com muita gente em pé, encompridar o ouvido para ouvir Edmar, literato, informal, apaixonado por cultura piauiense falar de liberdade para a loucura. E lá fora a folia, o cheiro de maconha e a meninada e a coroada descambando pela praça Pedro II cheia de eventos naquela noite.
Comprei o livro pensando que seria mais um título sobre saúde mental para guardar na estante e ler quando precisasse para citar em bibliografias de trabalhos acadêmicos. Sabem o quanto sou desconfiada de psiquiatras, só confio em Basaglia e isso porque já morreu. Pasmem... comecei a ler o livro e não parei mais. Já me emocionei, chorei. O manicômio é realmente "um cemitério de vivos" e Edmar relata seu trabalho para dar vida a esses vivos/mortos no mais antigo manicômio do Brasil, dar feições comunitárias aos serviços. Serviço de Hércules. Estou babando.
Venha grande Edmar e vamos sangrar mais um dragão: O sanatório Meduna.
Confira registros no seu piauinauta.
http://piauinauta.blogspot.com

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.