sábado, 7 de fevereiro de 2009

NINHO: A REDE SE ARTICULA NUM EMARANHADO DE APOIO

Um dos objetivos da Rede de Apoio e Suporte em Saúde Mental no Estado do Piauí: Oferecer e/ ou encaminhar pessoas que vivem com transtorno mental a psicoterapias formais ou alternativas/complementares na perspectiva da associação farmacoterapia e terapias. Devagar, mais vem se concretizando nas limitações de um sistema capitalista, que nenhuma forma de serviço é destituído de pagamento. Qualquer terapeuta é um trabalhador, reconhecemos que precisa ser valorizado.
Queremos agradecer a Clínica Conviver a primeira a somar com a rede nos doando sessões de massoterapia com uma profissional da Fisioterapia, muito boa, e sessões de Psicologia Cognitiva para uma amiga do Ninho, saindo do primeiro surto psicótico. Pouco mais de um ano, sorridente e suave, vive a bipolaridade com qualidade de vida. Queremos continuar parceiras.
O Projeto Caminhada Dirigida que está em alguns bairros de Teresina, na nossa comunidade amigas do Ninho aderiram, caminhar e fazer exercícios ao redor da praça, ao lado da vizinha, reforça nossa auto-estima e identidade, além de ajudar a quebrar estigmas e preconceitos. Estamos vendendo camisetas e livros para pagar a presença de mais gente.
Outra parceria muito, mas muito bem-vinda tem sido a Escola de Biodança do Piauí, na pessoa de professora Ismênia Reis. Estamos convidando amigos do Ninho para as vivências em 2009.
Infelizmente temos poucas penas: falta voluntários para levar e "vender" nosso projeto a outras instituições privadas ou públicas que oferecem serviços psicoterapêuticos de qualidade na cidade.
Por que um dos objetivos do Ninho é esse? Porque as terapias são caras. Pode-se pegar a medicação pelo SUS, mas não uma boa terapia. Infelizmente, em todos os serviços, hospitais ou CAPS. Não queremos terapia ocupacional "oca", queremos terapias que reforcem nossa auto-estima, identidade e uma subjetividade crítica , capaz de nos fortalecer diante da convivência com o transtorno e nos mantermos vivos na vida.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.