sábado, 27 de setembro de 2008

PROCURA-SE DOÍDO COM JUÍZO!

É possível, medicados, com os sintomas em remissão. Somos capazes de estudar, e sermos bons alunos, trabalhadores competentes, pais, mães, só é necessário oportunidade e que esta sociedade nos dê também as cotas, condições também especiais, adaptadas as nossas limitações. É justo.

Mais uma eleição municipal, com vários candidatos que vêm da área da saúde, até médicos da área da saúde mental, mas não se ouve nenhuma proposta para saúde mental. Construção de mais CAPS, imprescindivelmente um CAPS- i, sem aspecto hospitalar, mais ligado a reabilitação psicossocial de crianças e adolescentes em idade escolar, CAPS 3, ainda corremos para urgência do HAA (graças a Deus!). Eu não tenho muito tempo de ver os programas eleitorais e parece que não houve comícios em meu bairro até agora. Mas não ouvi ou vi nada relacionado, ou muito menos um candidato ligado ao movimento de usuários. Gostaria de ver!

Mas essa introdução é para divulgar dois importantes serviços existentes em Teresina, que passa despercebido para muita gente que vive com transtorno mental:
APOIO PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA (informativo divulgado por jornais e endereçado às coordenações dos cursos na UFPI)
...O estudante com deficiência que necessitar ou desejar de um monitor para acompanhá-lo, nas atividades acadêmicas, durante três horas/dia, durante o curso de gradução. Esse monitor tem a remuneração de uma bolsa de 200, 00 reais.
Geralmente esse serviço é utilizado principalmente pelos alunos cegos. No caso do transtorno mental, o aluno tranca o curso. Acho importante uma mudança de cultura, um aluno monitor, para o transtorno mental poderia ser brevemente orientado por uma equipe de CAPS ou movimento de usuários, o Ninho se dispõe a isso.
Contatos e informações sobre o serviço:
SG 14 (referência em frente R.U) Fones:3215-5645 ou 3215-5642 E-mail:cacom@ufpi.br

SINE
Projeto:" Trabalho para todos"
Uma funcionária me informou que este projeto encaminha pessoas com deficiências para o mercado de trabalho, empresas privadas, é preciso ter alguma formação específica, ensino fundamental, médio ou mesmo superior, conhecimentos de informática, etc.
Documentos:
- CTPS
- Identidade
- Certificado de cursos, se houver.
- PCD (pessoa com deficiência), precisa de laudo médico
No caso do transtorno mental, mas uma quebra de cultura, ou luta contra o estigma e preconceito sobre a incapacidade do louco e periculosidade, seu atestado tem que constar que você está ou esteve em tratamento psiquiátrico e está em plenas condições de sanidade mental.
Fui informada que nunca houve um encaminhamento
Endereço: Av. José dos Santos e Silva esquina com Davi Caldas
Fones: 3221-3075/3221-2941/3221-2940

Épreciso acreditar que temos direitos a uma cidadania conquistada por nós. Não a uma cidadania tutelada.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.