sábado, 11 de outubro de 2008

10 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (O SILÊNCIO COMO PROTESTO)

Prática do Movimento Negro é fazer silêncio sobre o treze de maio, oficialmente conhecido como o dia da abolição da escravatura. Que a princesa Isabel assinou a lei Áurea. Festejam politicamente o vinte de novembro, dia da Consciência Negra, aniversário de morte de Zumbi, lider negro do quilombo dos Palmares. É uma forma de protesto porque o movimento considera que pouca coisa mudou para maioria da população negra desde a abolição.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído pela OMS, não encontrei a data exata. Mas ontem tudo que li oficialmente publicado por órgãos públicos que falam de transtornos mentais, seu gestores falam das dificuldades de implantação e mudanças de cultura na forma de tratar de quem vive com transtornos mentais.
Infelizmente acho que transformaram este dia, num dia de festejos para quem está internado. Aqui em Teresina e Brasil afora, todas as secretarias municipais de saúde anunciaram atividades com seus pacientes em seus CAPS, em praças, almoço, caminhadas... os hospitais psiquiátricos que não têm assessores de imprensa, mas com certeza fizeram suas festas com seus "crônicos e agudos", numa terminologia do livro Estranho no Ninho.
E felizmente o grosso da tropa está aqui fora... como diz a piada. Não se discute com seriedade e intervenção a questão do aumento da ideação suicida. A posição jurídica do louco inflator. A repressão sexual imposta aos loucos. A política capitalista da indústria do psicotrópico. O combate permanente ao estigma e a discriminação a pessoa que vive com transtorno mental.
Nós estamos aqui fora, vendo, vivendo, acompanhando situações de coação, de discriminação, abuso, descaso com muita gente, que com certeza, recebendo a ajuda médica, psicológica, espiritual, humana, necessária, viveria com maior qualidade de vida e produtivamente.
Como diz uma amiga epilética... "Caras, quando estamos bem, fora do surto, contribuímos pra caramba!"

Um comentário:

CUIDAR DE IDOSOS disse...

Caros amigos no ninho,
Nós, do CUIDAR DE IDOSOS e da ABRAz (www.cuidardeidosos.com.br -- www.abraz.org.br) estamos fazendo uma ampla campanha em favor dos portadores de Alzheimer e de suas famílias, divulgando a CARTA DE PERNAMBUCO. É um manifesto dirigido aos nossos gestores de saúde e às autoridades políticas,com recomendações sobre o que a comunidade brasileira e, em especial, a ABRAz deseja para uma melhor qualidade de vida para os portadores.
Agradecemos de coração e estamos coletando assinturas eletrônicas, esperando chegar a 100 mil!
O endereço para assinar o manifesto é: http://www.cuidardeidosos.com.br/2008/08/15/congresso-de-alzheimer-faz-manifesto-as-autoridades-brasileiras/
Abraços,
Márcio Borges
geriatra
CUIDAR DE IDOSOS

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.