domingo, 19 de outubro de 2008

O SER AMOROSO

Quem é o iluminado? No seu tempo, é sempre um louco delirante que faz tudo diferente de todos. Ele sofre, principalmente, de um alto senso de dignidade humana - o que o torna insuportável para todos os outros, que são indignos.Ele sofre, depois, de uma completa cegueira em relação a " realidade" (convencional), que ele não respeita nem um pouco. Ama desbragadamente - o sem-vergonha. Comporta-se como se as pessoas merecessem confiança, como se todos fossem bons, como se toda criatura fosse amável, linda admirável.Assim ele vai deixando um rastro de luz por onde passe. Porque se apaixona, porque abraça com calor e com amor,porque sorrir e é feliz.(José Angelo Gaiarsa, psiquiatra, introdução de A Carícia Essencial, Uma psicologia do Afeto, de Roberto Shinyashiki)
Mais uma vez um obrigado especial a Ismênia Reis e seu grupo de Biodança. Um espaço de dialogicidade, de escuta e acolhimento. Onde a dança é uma carícia. O Ninho luta para oferecer esta "terapia complementar" a tantas pessoas que vivem com transtorno mental e que só tem acesso a medicação. Sonhos se realizam. Vamos acreditar, Biodança me "cura".

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.