quarta-feira, 10 de outubro de 2007

RESPOSTA DECORADA: EU, CÁSSIA KISS E JOÃO CLÁUDIO

Na era da informação, do excesso desta, algumas pessoas ainda se mantêm ignorantes a respeito de algumas coisas, sobre transtorno mental é uma delas. Às vezes me perguntam se estou curada, porque só me vêem "normal". Outros acreditam que transtorno do humor bipolar, tem cura... é a nova nomenclatura da doença, antes psicose maníaca depressiva, que parece suavizar a sua gravidade e favorece uma certa aceitação, já que artistas bem-sucedidos como Kássia Kiss e João Cláudio Moreno assumiram que são bipolares, para o senso comum, artistas talentosos e produtivos como eles de maneira nenhuma são psicóticos, psicose é coisa de louco. É, qualquer crise bipolar aguda sem os cuidados necessários pode levar o paciente ao surto psicótico.
Não, não fiquei boa, estou fora de crise. Fora de crise, com sintomas temporários por conta do estresse, trabalhando, criando filho, produzindo, mas com cuidados de manutenção para quem acabou de passar por uma crise aguda, medicação de suporte e psicoterapias. Muito exercício de serenidade e força interior!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.