quarta-feira, 10 de outubro de 2007

10 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

O cuidar começa pela compreensão.
Muita gente não sabe, mas um de cada dois adultos apresenta algum problema mental durante a vida. De toda população adulta mundial, 1% sofre de esquizofrenia, 10% sofrem de transtorno do humor (bipolares e depressivos). 14% de transtornos ansiosos (pânico,fobias, etc). 7,5% de problemas relacionados ao consumo de alcool e drogas e 2,5% de distúrbios cognitivos graves (Alzheimer e outras demências).
Um estudo da OMS e do Banco Mundial, publicado em 1990, revelou que cinco das dez doenças que mais causam causam incapacitações em todo o mundo são doenças mentais.
O sofrimento é ainda maior pela discriminação e o estigma que recaem sobre os doentes mentais. O primeiro grande bem que podemos fazer pelos portadores de doença mental é a compreensão de suas limitações e a certeza de que podem melhorar com nossa ajuda e auxílio médico.

(Anúncio numa página da Veja, não sei a data, perdido entre meu material de pesquisa dos últimos cinco anos!)

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.