quarta-feira, 17 de outubro de 2007

LUTA PERMANENTE CONTRA O ESTIGMA

estigmatizar 1. Censurar, marcar negativamente (alguém) <> > ...
Minidicionário Houaiss da língua Portuguesa 2. ed. rev. e aum. - Rio de Janeiro: Objetiva,2004

No pico da minha última crise bipolar aguda (agosto/007), conversando com minha amiga Gorete Ferreira,grande trabalhadora em saúde pública do Piauí, esta me convidou para tomar uma cervejinha para relaxar. Convite bem intencionado, mas ela faz como o senso comum, uma relação direta entre problemas emocionais e transtorno mental. Claro que fatores estressores como excesso de trabalho, preocupações, problemas afetivos-sexuais, etc, podem puxar uma crise psicótica, mas não é regra determinante. O mais indicado nas crises é mesmo medicação associada a psicoterapias de qualidade, entretenimento, mas sem alcool.Imagina, cerveja mais o coquetel "psi" Haloperidol, carbamazepina e clonazepan ( antipsicótico, estabilizador do humor e anticonvulsionante com propriedades ansióliticas). Deus me livre!
Na conferência estadual de saúde, o respeitado Dr. Ivo, num comentário sobre saúde mental, também reproduziu o senso comum na sua fala quando afirmou que quando o cidadão "pira", não há mesmo muito a fazer...desconhecimento: "HÁ VIDA APÓS UM SURTO PSICÓTICO".Precisamos manter uma campanha permanente contra o estigma, o preconceito e a falta de informação sobre a convivência com transtornos mentais, principalmente entre os trabalhadores em saúde.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.