quarta-feira, 31 de outubro de 2007

PARCEIROS DO NINHO

O Amigo no Ninho pretende ser uma uma rede de apoio e suporte em saúde mental no Piauí. Uma rede social devidamente articulada com várias entidades de caráter público, que visem as questões dos direitos e cidadania. Estamos buscando parcerias, neste processo já contatamos e estamos convidando algumas instituíções para somar conosco:
. CEREST (Centro de Referência da Saúde do Trabahador)
. Defensoria Pública
. Coordenação de Direitos Humanos e Juventude
. Ouvidoria do Hospital Areolino de Abreu
. Âncora (Associação de usuários, seus familiares e pessoas interessadas em Saúde Mental)
. Centro Dialogus
. Gerência de Saúde Mental (SESAPI)
. CIDH (Centro Integrado de Desenvolvimento Humano)
. Rede Estadual de Cultos Afros Brasileiros do Piauí em Saúde

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

LUTA PERMANENTE CONTRA O ESTIGMA

estigmatizar 1. Censurar, marcar negativamente (alguém) <> > ...
Minidicionário Houaiss da língua Portuguesa 2. ed. rev. e aum. - Rio de Janeiro: Objetiva,2004

No pico da minha última crise bipolar aguda (agosto/007), conversando com minha amiga Gorete Ferreira,grande trabalhadora em saúde pública do Piauí, esta me convidou para tomar uma cervejinha para relaxar. Convite bem intencionado, mas ela faz como o senso comum, uma relação direta entre problemas emocionais e transtorno mental. Claro que fatores estressores como excesso de trabalho, preocupações, problemas afetivos-sexuais, etc, podem puxar uma crise psicótica, mas não é regra determinante. O mais indicado nas crises é mesmo medicação associada a psicoterapias de qualidade, entretenimento, mas sem alcool.Imagina, cerveja mais o coquetel "psi" Haloperidol, carbamazepina e clonazepan ( antipsicótico, estabilizador do humor e anticonvulsionante com propriedades ansióliticas). Deus me livre!
Na conferência estadual de saúde, o respeitado Dr. Ivo, num comentário sobre saúde mental, também reproduziu o senso comum na sua fala quando afirmou que quando o cidadão "pira", não há mesmo muito a fazer...desconhecimento: "HÁ VIDA APÓS UM SURTO PSICÓTICO".Precisamos manter uma campanha permanente contra o estigma, o preconceito e a falta de informação sobre a convivência com transtornos mentais, principalmente entre os trabalhadores em saúde.

domingo, 14 de outubro de 2007

5ª Conferência Estadual de Saúde - Divulgação do NINHO

Tentamos confeccionar camisetas, uma faixa e folderes, não deu. Distribuímos folderes, conversamos com grandes "quadros" do movimento popular de saúde, gestores.Tentamos sensibilizar para a causa da saúde mental. Conseguimos algumas "adesões" valiosas, falta agora elaborar um pré-projeto p/ ser melhorado em grupo, numa reunião em breve. Estamos viabilizando um espaço. Queremos que esta primeira reunião já conte com uma psicoterapia formal ou informal, bem a estilo do cuidando do cuidador.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

COMUNIDADE DOS SERENOS

No orkut tem uma comunidade "psi", que acho muito legal, entro só p/ ler uma moçada muito serena, acolhedora, a todo momento eles embalam, abraçam alguém, apoiam, informam... ENTENDER ESQUIZOFRENIA. Dê uma espiada, vale a pena!

A DOIDA

A noite passa, noivando
Caem ondas de luar.
Lá passa a doida cantando
Num suspiro doce e brando
Que mais parece chorar!

Dizem que foi pela morte
D`alguém, que muito lhe quis
Que endoideceu. Triste sorte!
Que dor tão triste e tão forte!
Como um doido é infeliz!

Desde que ela endoideceu,
(Que triste vida, que mágoa!)
Pobrezinha, olhando o céu,
Chama o noivo que morreu,
Com os olhos rasos d´água!

E a noite passa, noivando.
Passa noivando o luar:
"Num suspiro doce e brando,
Pobre doida vai cantando
Que esse teu canto, é chorar!"

Florbela Espanca, poetisa portuguesa, apaixonada e suicida.


Ofereço este poema para Evanilde (Eva), assistente social, mestre, engajada trabalhadora de CAPS, mulher de falas poéticas e, segundo ela, quando criança achava que as pessoas só enloqueciam por amor.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

RESPOSTA DECORADA: EU, CÁSSIA KISS E JOÃO CLÁUDIO

Na era da informação, do excesso desta, algumas pessoas ainda se mantêm ignorantes a respeito de algumas coisas, sobre transtorno mental é uma delas. Às vezes me perguntam se estou curada, porque só me vêem "normal". Outros acreditam que transtorno do humor bipolar, tem cura... é a nova nomenclatura da doença, antes psicose maníaca depressiva, que parece suavizar a sua gravidade e favorece uma certa aceitação, já que artistas bem-sucedidos como Kássia Kiss e João Cláudio Moreno assumiram que são bipolares, para o senso comum, artistas talentosos e produtivos como eles de maneira nenhuma são psicóticos, psicose é coisa de louco. É, qualquer crise bipolar aguda sem os cuidados necessários pode levar o paciente ao surto psicótico.
Não, não fiquei boa, estou fora de crise. Fora de crise, com sintomas temporários por conta do estresse, trabalhando, criando filho, produzindo, mas com cuidados de manutenção para quem acabou de passar por uma crise aguda, medicação de suporte e psicoterapias. Muito exercício de serenidade e força interior!

10 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

O cuidar começa pela compreensão.
Muita gente não sabe, mas um de cada dois adultos apresenta algum problema mental durante a vida. De toda população adulta mundial, 1% sofre de esquizofrenia, 10% sofrem de transtorno do humor (bipolares e depressivos). 14% de transtornos ansiosos (pânico,fobias, etc). 7,5% de problemas relacionados ao consumo de alcool e drogas e 2,5% de distúrbios cognitivos graves (Alzheimer e outras demências).
Um estudo da OMS e do Banco Mundial, publicado em 1990, revelou que cinco das dez doenças que mais causam causam incapacitações em todo o mundo são doenças mentais.
O sofrimento é ainda maior pela discriminação e o estigma que recaem sobre os doentes mentais. O primeiro grande bem que podemos fazer pelos portadores de doença mental é a compreensão de suas limitações e a certeza de que podem melhorar com nossa ajuda e auxílio médico.

(Anúncio numa página da Veja, não sei a data, perdido entre meu material de pesquisa dos últimos cinco anos!)

domingo, 7 de outubro de 2007

DOIS LOUCOS

Um passa o dia chutando postes
para ver se acendem
o outroas noites apagando
palavras
contra um papel branco

todo bairro tem um louco
que o bairro trata bem
só falta mais um pouco
pra eu ser tratado também

Paulo Leminski

Do blog bacana do Nilo Neto, ativista da causa antimanicomial
http://antimanicomial.blogspot.com

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.