quarta-feira, 5 de novembro de 2014

EU SOU LOUCA! SÓ NÃO RASGO DINHEIRO E CONHEÇO MEUS DIREITOS.

Ligando para uma amiga de um local público, onde é extremamente necessário preservar minha identidade secreta,queria um comprimido ansiolítico emprestado, há três dias acabaram os meus, tenho receita, sem tempo de passar em farmárcia: "Amiga, será que dá pra você me emprestar um... " Olhei para aquelas pessoas. Elas não entenderão, então complemento a frase da maneira mais suspeita ainda... " um chazinho daqueles, que nosso médico nos recomenda? Amanhã compro os meus e te devolvo.
Amiga, sem entender nada, retruca: " O de sabor pêssego?" Confusão. Digo que passo em sua casa em 40 minutos. Que constrangimento, se fosse outra doença crônica, ninguém sequer observaria. O estigma e preconceito não mata, mas nos faz sofrer, ciclar, baixar a estima.

A NECESSIDADE URGENTE DE SE FALAR EM SAÚDE MENTAL



Os tabus em torno da saúde mental podem ser desfeitos.
(Keystone)


"Você contrataria alguém que já sofreu de doença mental? Será que você a deixaria tomar conta dos seus filhos? 38% fariam a primeira e apenas 14,2% a segunda, de acordo com um levantamento de atitudes em relação à doença mental, apresentado em Zurique, no início de outubro, na ocasião do lançamento da primeira campanha nacional da Suíça visando os tabus em torno da doença mental. (Veja ao lado)
"Os europeus abriram suas mentes para a doença mental, mas principalmente de um certo nível: eles podem ser a favor de tomar certas medidas em geral, mas no caso de ter realmente que empregar alguém doente mental, isso então torna as coisas diferentes", disse Wulf Rössler, ex-diretor, agora aposentado, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Zurique, que apresentou a visão geral da questão."

Leia mais em:

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.