sábado, 11 de janeiro de 2014

AMIGO NO NINHO EM 2014: APOIO E SUPORTE.

Recebi um telefonema de Água Branca de um homem chamado Salvador, dizia que a irmã, paciente do CAPS deste município se encontrava em crise aguda, queria ajuda do Amigo no Ninho: orientei que procurasse hoje (sábado, CAPS fechado), se não houvesse medicação em casa, fosse até a casa da coordenação, da enfermeira (o), de um técnico que pudesse ver a medicação prescrita sempre no prontuário e medica-la até segunda-feira, senão trazê-la para consulta de urgência no HAA. O irmão achava que o hospital estava desativado. Talvez confundiu com o Meduna.Se não foi um trote. Estou fazendo minha parte divulgando na minha página onde há um número significativos de técnicos que podem de alguma maneira saber como está a situação de atendimento do CAPS de Água Branca: cadê a busca ativa ou informada? não sabem da recaída desta usuária? E este familiar realmente é o cuidador desta paciente? O nosso é um trabalho profissional, mas voluntário, não há nenhuma estrutura para que possamos acompanhar uma usuário de um serviço que fica em outro município. Alguém sabe quem é o coordenador(a) de lá neste momento? Liguei de volta, para saber o nome da usuária, mas ninguém atendeu. Postado em 10 de janeiro de 2014às 13:00 h



Há dias uma senhora dona de uma frutaria pede para que eu faça uma visita a uma senhora do bairro que teria "perdido a memória" de uma depressão. Não cozinha mais e ao sair para casa de parentes para alimenta-se não consegue voltar para casa e os filhos trabalham,  não havendo quem cuide dela. Há dias penso como fazer esta intervenção: esperar os filhos a noite e perguntar se aceitam a visita do CAPS? Saber se ela já tem diagnóstico neurológico de alguma demência? Procurar a ajuda da agente comunitária de saúde da área? Faço alguma coisa hoje a tarde, sábado.


Alguém envia mensagem no celular gentilmente me informando sobre uma reportagem numa revista chamada História, (???) será que é da Biblioteca Nacional? A reportagem refere-se a um grande hospício de Minas que matou muita gente, " um verdadeiro holocausto". Barbacena? Não reconheci o número e o (a) gentil informante não se identificou.


E assim vamos nós para 2014. As estagiárias de Serviço Social novamente desistiram. Mas eu juro que quando tivermos uma sede confortável, uma equipe bem estruturada, multi e interdisciplinar não aceitaremos acadêmicas de Serviço Social, com estas últimas, já somam onze moças que desistem do estágio em saúde mental na Rede de Apoio e Suporte, e é porque estas aprendizes no nosso plano de estágio, nem sequer terão contato direto com usuários em crise.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.