sábado, 21 de agosto de 2010

A CARÍCIA ESSENCIAL: DIREITOS AFETIVO/ SEXUAIS TAMBÉM PARA LOUCOS

Depois de semanas de muito trabalho e militância o Ninho (virtual) ficou um tanto abandonado. Peço desculpas a meus tolerantes leitores e volto toda carinhosa, acreditem!!! Depois de realizar uma "ousada" oficina intitulada Sexualidade e Direitos Reprodutivos da Pessoa com Transtorno Mental, aconteceu durante a I Qualificação em Prevenção e Assistência a DST/AIDS para Profissionais de CAPS, evento promovido pela Gerência de Saúde Mental/SESAPI, 12 e 13 de agosto.
Como previa, muita surpresa por parte dos profissionais, no senso comum pensa-se que o louco tem sexualidade exarcebada. Homens são desajustados sexuais e as mulheres ninfomaníacas sem nenhum controle. Não lêem bulas de psicofármacos? Alguns causam como efeitos coalterais, frigidez e impotência. Também são negados a essa parcela da diversidade humana, leia-se população com direitos a exercer sua diferença humana sem constrangimentos, parte dos tais direitos humanos que são os direitos sexuais. Direitos reprodutivos então, sabemos de relatos bárbaros, dos chamados "sequestros" dos filhos de mães psicóticas por parentes, adoecendo mais a mãe, impedida totalmente de pensar em criar um filho, geralmente tendo como pai não outro louco, sim um homem considerado normal. Este sim, poderia ter o exercício de sua sexualidade questionada.
Com a desospitalização, o tratamento aberto o usuário estaria mais móvel, livre para encontrar o amor e mais vulnerável aos riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Os serviços precisam promover rodas terapêuticas sobre o exercicio da sexualidade segura, não para controlar, coibir sua manifestação, mas aceitar que ela se manifeste como direito.

Um comentário:

Netto de Deus disse...

Blog de altíssimo nível! Também gostei muito do cardápio de filmes que, além de serem os meus, servem como recomendação e satisfação garantida. E aí vem todos os do Felline e outros gênios espalhados por aí e que fizeram fitas belíssimas e que nenhum exagero de computação gráfica são capazes de criar.
O Dr. Edmar Oliveira está de féris em João Pessoa.
Prazer marcar presença no seu blog.
Curitiba está menos fria por estes, doi menos nos couros de um piauiense de Campo Maior.
Abração.
picinez@gmail.com

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.