terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CAPS III DE TERESINA

Existem cinco tipos de CAPS diferentes, cada um com uma clientela diferenciada (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas) a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24h).

• CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).


• CAPS II - são serviços para cidades de médio porte e atendem durante o dia clientela adulta.


• CAPS III – são serviços 24h, geralmente disponíveis em grandes cidades, que atendem clientela adulta.


• CAPSi – são serviços para crianças e adolescentes, em cidades de médio porte, que funcionam durante o dia.


• CAPS ad – são serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, geralmente disponíveis em cidades de médio porte. Funciona durante o dia.

Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.
www.Saude.gov.br - Saúde Mental

Teresina com quase 800 mil habitantes consta com quatro CAPS II, dois deles recém abertos, um CAPS - i, e um CAPS - ad. O Ministério Público tem sido o grande responsável por finalmente, como está em lei, a definitiva municipalização da saúde mental,antes centrada nos hospitais Areolino de Abreu e Meduna, respectivamente do Estado e privado. Hoje, 23 de fevereiro houve reunião do conselho municipal e uma das pautas foi a apresentação da proposta aos conselheiros da implantação de um CAPS III. Aprovada por todos. Mesmo que os conselheiros na sua maioria confessassem não conhecerem nenhum destes serviços já implantados. A implantação do CAPS III, está no acordo judicial assinado pela FMS perante o Ministério Público até 31/08/2010.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.