quarta-feira, 30 de julho de 2014

SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES EM PORTUGAL: PROSPOSTA INOVADORA

Loulé: ASMAL cria resposta social inovadora para adolescentes na área da saúde mental

A Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) vai lançar, no dia 29, às 17:00 horas, a primeira pedra de uma Unidade Socio-Ocupacional para Adolescentes com problemas de saúde mental, situada na zona industrial de Loulé.

Esta resposta social visa desenvolver programas de reabilitação psicossocial para adolescentes dos 13 aos 17 anos, com perturbação mental e/ou com perturbação do desenvolvimento e estruturação da personalidade, com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizados.

Estes programas são desenhados de acordo com a situação específica de cada adolescente, sendo que a intervenção da Unidade Socio-Ocupacional será definida em estreita articulação com os serviços de saúde mental da infância e adolescência e com as escolas.

Do conjunto de serviços e intervenções dirigidas à população em causa destacam-se o apoio na área da reabilitação, treino da autonomia e desenvolvimento de competências sociocognitivas, de acordo com o programa funcional; o apoio e reabilitação psicossocial nas atividades da vida diária; o apoio socio-ocupacional, incluindo atividades psicoeducativas, lúdicas e desportivas; as atividades de psicoeducação e treino aos familiares e outros cuidadores; a articulação com a escola, incluindo apoio e encaminhamento para serviços de formação profissional; as atividades pedagógicas, socioculturais e desportivas em articulação com as escolas, autarquias, associações culturais, desportivas e recreativas ou outras estruturas da comunidade; a supervisão na gestão da medicação; a alimentação; e os cuidados de higiene e conforto.

Esta construção, pioneira no país, é cofinanciada pelo PRODER (Medida 3.2 - Melhoria da Qualidade de Vida) e estará concluída a 30 de dezembro deste ano.
A sessão de lançamento da primeira pedra contará com a presença de várias individualidades, como o presidente da Câmara Municipal de Loulé e o diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental e coordenador da Equipa de Projeto para os Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental. ( grifos nossos)
Extraído de :
 
 
 
Há uma proposta na CIB da implantação de um CAPS i municipal ainda em 2015. Repito há anos que este serviço não pode se apenas médico psiquiátrico, tem que haver a intersetorialidade  com a Educação principalmente, Conselho Tutelar, Assistência Social, desportos, etc. Gostei deste serviço português voltado apenas para o adolescente psicótico. Outras unidades de referências podem ser pensadas para crianças e no nosso caso, a separação dos dependentes químicos, também seria interessante. Lutemos. 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.