quarta-feira, 30 de julho de 2014

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NÃO DEVE SER PENITENCIÁRIA

Para usuários do complexo HAA, familiares e amigos preocupados com a situação de pessoas queridas que em algum momento de crise aguda precisam recorrer a seus leitos de retaguarda, levando-se em conta que já há em Teresina uma rede de atenção psicossocial ainda carente de maiores estruturas materiais e humanas em seus espaços, falta de psiquiatra e psicólogo nos ambulatórios dos bairros, matriciamento, etc, mas o cinco CAPS sustentam uma demanda livre das grades e possíveis agressões ( de outros pacientes, infratores ou não) dentro de um hospital psiquiátrico, reabilitam e inserem na comunidade.
Militância em saúde mental em rede social, tem que ser insistente, as pessoas não se sensibilizam fácil com esta questão milenar e tão atual.
Depois de provocada por usuários e familiares sobre a questão dos pacientes da justiça no HAA, sob denúncias que estes maltratam outros pacientes e amedrontam funcionários pela periculosidade que demonstram, fui  ao MP, esperei de mais ou menos 9:30 a 11:00 h pra ser atendida, mas consegui falar com a promotora Cláudia Seabra que se reunia com sua equipe e a promotora Mirian Lago,acertavam detalhes finais de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que dentre outras coisas exige dos gestor estadual, a Reforma do Hospital Valter Alencar (Hospital de Custódia, chamado), regularizando todas as deficiências observadas pela vigilância sanitária, a construção de três residências terapêuticas para aqueles que já cumpriram suas penas e perderam vínculos familiares, muito comum entre homicidas de parentes, os prazos de cumprimento pelo gestor, são de 60 dias. As propostas deste TAC saíram ontem (29/07) numa longa reunião entre o grupo de trabalho do MP para a questão e representantes da Gerência de Saúde Mental do Estado, Lêda Trindade e outros técnicos. Este TAC será encaminhado ao governador o mais breve possível, acredito que este documento deveria ter sido confeccionado junto numa audiência pública, com movimento de usuários e sues familiares, movimentos sociais de Direitos Humanos e saúde.
  Acredito que o pessoal do movimento social pode ter acesso a cópias para cobrarmos a rapidez das ações, 60 dias nesse governo, parece número 40 na Bíblia, cabalístico, pode significar quatro anos como a reforma do CAPS i. Vamos lembrar ao governo que quer votos, que temos títulos de eleitores e nossos familiares e somos em número bem maior que muitos imaginam.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.