quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONDIÇÃO PSICÓTICA DE EXISTÊNCIA

Lançamento de filme sobre a loucura no III Congresso Brasileiro de Saúde Mental

À convite da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), o documentário longa-metragem As Cores da Utopia será lançado no III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que acontece de 7 a 9 de junho, no Centro de Convenções do Ceará e UNIFOR, em Fortaleza. O documentário será exibido e debatido durante todos os dias do evento, confira os locais e horários na tabela, na tabela abaixo.
As Cores da Utopia aborda a vida e a obra do artista plástico baiano, esquizofrênico, Reginaldo Bonfim. O filme, sem fins lucrativos, discute a exclusão social de Reginaldo e amplia a reflexão sobre o conceito de normalidade, mostrando que a loucura vai muito além do sintoma psiquiátrico, envolvendo armas de destruição em massa e a degradação da natureza e do homem. Desta forma, o longa reveste-se de importância cultural, ambiental e social.
O documentário contribui para desmistificar a visão preconceituosa que desfigura a pessoa portadora de esquizofrenia representando-a como um ser agressivo, bizarro, irracional e inútil, escamoteando suas demais dimensões humanas positivas e produtivas. Com efeito, a sociedade desqualifica completamente a pessoa portadora de transtornos psíquicos, negando sentido à sua fala, às suas reivindicações, à sua criatividade e aos seus sonhos.
A obra pretende ser um instrumento facilitador das discussões em torno da necessidade de uma mudança de postura e mentalidade acerca do doente mental, capaz de levar as pessoas a tratá-lo como ser humano produtivo e como cidadão, contribuindo, assim, como reforço para a luta antimanicomial.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.