sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FORUM DE DISCUSSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS SOBRE A POLÍTICA ESTADUAL DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Evento realizado pela ÂNCORA - Associação de usuários, familiares e pessoas interessadas em discutir a saúde mental no Estado do Piauí. Bom comparecer, Marta Evelyn, Alfeu, professora Lúcia Rosa e tantos outr@s companheiros na luta, por uma questão grave, que já discutimos aqui, que é a inserção no mercado de trabalho de pessoas que vivem com transtorno mental.

Local: Cine teatro da Assembléia Legislativa

DATA: 11/11/08

HORÁRIO: 08H ÀS 12H E DE 14H ÀS 18:00H

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ:

8:00 ÀS 8:30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL "GRUPO CAPELA"

8:30 H - MESA DE ABERTURA :

GOVERNADOR DO ESTADO

PRESIDENTE DA ALEPI

DEPUTADA FLORA IZABEL

GILVANA RODRIGUES - SECRETÁRIA DA SASC

REJANE DIAS – SECRETÁRIA DA CEID

HÉLIO ISAÍAS – SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRABALHO

EDNA DE MELO – GERENTE DE SAÚDE MENTAL DA SESAPI

PAULA MAZZULLO – DELEGADA REGIONAL DO TRABALHO

JOÃO ORLANDO – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

ALCI MARCUS – COORDENADORIA DOS DIREITOS HUMANOS E DA JUVENTUDE

LUIS ALFEU – PRESIDENTE DA ÂNCORA

CLÁUDIA SEABRA – MINISTÉRIO PÚBLICO

FRANCISCO PASSOS – DIRETOR DA MATERNIDADE D. EVANGELINA ROSA

LÚCIA ROSA – REPRESENTANTE DA UFPI

9:00 H – Palestra: A importância do portador de transtorno mental no mercado de trabalho – Dr. Francisco Passos (Psicanalista)

10:00H – Palestra: O preconceito do portador de transtorno mental no mercado de trabalho – Lúcia Rosa (UFPI)

10:30 H – Coffee Break

11:00 H – Direitos dos Portadores de Transtorno Mental e Fiscalização – Dra. Cláudia Seabra (Ministério Público)

TARDE:

14:00H – Apresentação da Sinopse do Projeto de Lei de autoria da Dep. Flora Izabel

15:00 H – Mesa de discussão do Projeto de Lei

16:30 H – Encerramento e lançamento do livro da Âncora: CON (TEXTOS) EM SAÚDE MENTAL: SABERES, PRÁTICAS E HISTÓRIAS DE VIDAS



domingo, 19 de outubro de 2008

O SER AMOROSO

Quem é o iluminado? No seu tempo, é sempre um louco delirante que faz tudo diferente de todos. Ele sofre, principalmente, de um alto senso de dignidade humana - o que o torna insuportável para todos os outros, que são indignos.Ele sofre, depois, de uma completa cegueira em relação a " realidade" (convencional), que ele não respeita nem um pouco. Ama desbragadamente - o sem-vergonha. Comporta-se como se as pessoas merecessem confiança, como se todos fossem bons, como se toda criatura fosse amável, linda admirável.Assim ele vai deixando um rastro de luz por onde passe. Porque se apaixona, porque abraça com calor e com amor,porque sorrir e é feliz.(José Angelo Gaiarsa, psiquiatra, introdução de A Carícia Essencial, Uma psicologia do Afeto, de Roberto Shinyashiki)
Mais uma vez um obrigado especial a Ismênia Reis e seu grupo de Biodança. Um espaço de dialogicidade, de escuta e acolhimento. Onde a dança é uma carícia. O Ninho luta para oferecer esta "terapia complementar" a tantas pessoas que vivem com transtorno mental e que só tem acesso a medicação. Sonhos se realizam. Vamos acreditar, Biodança me "cura".

CARTA DE PERNAMBUCO ( portadores de Alzheimer )

Nós, do CUIDAR DE IDOSOS e da ABRAz (www.cuidardeidosos.com.br -- www.abraz.org.br) estamos fazendo uma ampla campanha em favor dos portadores de Alzheimer e de suas famílias, divulgando a CARTA DE PERNAMBUCO. É um manifesto dirigido aos nossos gestores de saúde e às autoridades políticas,com recomendações sobre o que a comunidade brasileira e, em especial, a ABRAz deseja para uma melhor qualidade de vida para os portadores.
Agradecemos de coração e estamos coletando assinturas eletrônicas, esperando chegar a 100 mil!
O endereço para assinar o manifesto é: http://www.cuidardeidosos.com.br/2008/08/15/congresso-de-alzheimer-faz-manifesto-as-autoridades-brasileiras/
Abraços,
Márcio Borges
geriatra
CUIDAR DE IDOSOS

sábado, 11 de outubro de 2008

10 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (O SILÊNCIO COMO PROTESTO)

Prática do Movimento Negro é fazer silêncio sobre o treze de maio, oficialmente conhecido como o dia da abolição da escravatura. Que a princesa Isabel assinou a lei Áurea. Festejam politicamente o vinte de novembro, dia da Consciência Negra, aniversário de morte de Zumbi, lider negro do quilombo dos Palmares. É uma forma de protesto porque o movimento considera que pouca coisa mudou para maioria da população negra desde a abolição.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído pela OMS, não encontrei a data exata. Mas ontem tudo que li oficialmente publicado por órgãos públicos que falam de transtornos mentais, seu gestores falam das dificuldades de implantação e mudanças de cultura na forma de tratar de quem vive com transtornos mentais.
Infelizmente acho que transformaram este dia, num dia de festejos para quem está internado. Aqui em Teresina e Brasil afora, todas as secretarias municipais de saúde anunciaram atividades com seus pacientes em seus CAPS, em praças, almoço, caminhadas... os hospitais psiquiátricos que não têm assessores de imprensa, mas com certeza fizeram suas festas com seus "crônicos e agudos", numa terminologia do livro Estranho no Ninho.
E felizmente o grosso da tropa está aqui fora... como diz a piada. Não se discute com seriedade e intervenção a questão do aumento da ideação suicida. A posição jurídica do louco inflator. A repressão sexual imposta aos loucos. A política capitalista da indústria do psicotrópico. O combate permanente ao estigma e a discriminação a pessoa que vive com transtorno mental.
Nós estamos aqui fora, vendo, vivendo, acompanhando situações de coação, de discriminação, abuso, descaso com muita gente, que com certeza, recebendo a ajuda médica, psicológica, espiritual, humana, necessária, viveria com maior qualidade de vida e produtivamente.
Como diz uma amiga epilética... "Caras, quando estamos bem, fora do surto, contribuímos pra caramba!"

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.