segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

FAZER VALER!

Faz vinte anos de Luta Antimanicomial, movimento que nasceu das denúncias de maus tratos aos pacientes e reinvindicações de melhorias de condições de trabalho de trabalhadores em Saúde Mental, no Rio de Janeiro, nos idos de 1978, nos finalmente da ditadura. Movimento esse que cresceu país afora, com poder de articulação e pressão para influenciar os rumos das política nacional de Saúde Mental, tal como a conhecemos hoje, a reforma psiquiátrica.
Mas para fazer valer as conquistas escritas em leis, portarias federais, estaduais e municipais, é necessário que a luta organizada continue articulando. No Piauí estamos com dezenove anos de atraso, somente em 2006 são instalados os primeiros CAPS (reconhecidamente legalizados, como tais), principais dispositivos da nova maneira de cuidar, sem excluir do convívio comunitário, preescrito pela reforma.
Mas o espaço de acolhida do momento da crise aguda ainda é o hospital psiquiátrico, precisamos, nós, usuários fortalecer nosso movimento e reinvindicar da FMS (Fundação Municipal de Saúde) a instalação de serviços de emergências psiquiátricas, onde possamos ter atendimento humanizado dentro dos preceitos da reforma.

Um comentário:

Flavinha Roberta disse...

Ola...
espero que naum se importe...mas colocarei seu blog nos meus links...meu blog naum eh cientifico, saum textos aleatorios...mas gosto de contribuir co ma luta antimanicomial sempre que possível..
Abraços

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.