quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL: TEREMOS ALGUMA ATIVIDADE POR AQUI???

Londres, 04 out (RV) - Celebra-se no próximo dia 10, o Dia Mundial da Saúde Mental.

Em vista desse evento, a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales fez um apelo aos fiéis para que desempenhem um papel ativo em favor dos portadores de deficiência mental e seus familiares.

Numa mensagem, os bispos convidam o povo a refletir e rezar pelos portadores de deficiência mental e expressam seu reconhecimento pelas pessoas que trabalham nas comunidades e hospitais psiquiátricos.

Os bispos ingleses acreditam que as comunidades paroquiais tenham uma função importante a desempenhar nesse âmbito e pedem maior atenção a esse tipo de doença.

"O Dia Mundial da Saúde Mental tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esse tema, promover um debate sobre as necessidades e os progressos realizados no campo da prevenção da deficiência mental" – destacam os prelados.

A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales promove um projeto trienal até 2012 sobre a saúde mental a fim de encorajar as paróquias a serem comunidades de acolhimento e compreensão. (MJ)
04/10/2011 19.49.50



APELO DOS BISPOS INGLESES PARA DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

  Rádio Vaticano

Fazemos um trabalho nas casas religiosas sobre o acolhimento a pessoas com transtornos mental, a direçaõ do Ninho é composta por várias senhoras vicentinas da igreja da Aparecida, zona sudeste de Teresina. Este grupo mais solidário a minha católica e militante mãe, nos ajuda o possível. Mas a igreja ainda não é um espaço para o louco. Não lembro se já houve alguma campanha da fraternidade com a temática da saúde mental, nem mesmo na época do inicio da Reforma Psiquiátrica, das grandes denúncias de maus tratos nos manicômios. É mais um grupo social para sensibilizar sobre a questão na promoção da saúde mental comunitária.
Tenho ido a igreja, e geralmente alguém tem uma denúncia, sabe de alguma situação de sofrimento de algum paciente, está em "crise depressiva", não se fala em loucura nunca. Eu sou louca, todas são apenas nervosas. Senhorinhas "geração amitril".

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.