sábado, 26 de setembro de 2009

PRESENTE DO DIA 10 DE OUTUBRO

O sanatório Meduna está literalmente caindo encima de funcionários e pacientes, péssima hotelaria, principalmente nas enfermarias do SUS. Particular e convênios é melhorzinha, mas ainda a desejar. Fundado em 1954, me informaram que a última reforma foi em 1979. Um dos diretores, foi dono de uma clínica particular (GESTA) até fevereiro deste ano, fechou, principalmente alegando que o PLAMTA um dos principais convênios (IAPEP), não estava pagando, leia-se muito servidor público ou dependente adoecendo emocionalmente.
Achei que na jogada Meduna e Gesta (informalmente fundidos) salvariam o primeiro, afinal com o fechamento da GESTA o público com mais recursos que não interna no HAA, recorreriam a ala particular do Meduna. Não ocorreu, ou a ganância é grande, a má administração, etc.
Ele fecha, não por causa da Reforma Psiquiátrica, mas por falta de criatividade, de má vontade dos psiquiatras donos herdeiros, que não herdaram o empreendedorismo, visão e humanidade de Dr. Clidenor. Os caras só reclamam e querem dinheiro do SUS e nada fazem para adaptar o hospital às novas formas de tratamento, poderiam transformá-lo em um Instituto de Tratamento e Pesquisas em Saúde Mental, constituirem uma fundação, etc. Trabalharem com atendimento comunitário, se ligarem a grandes centros de pesquisa nacional ou internacional, assim obtendo recursos de entidades internacionais, ou outras.
Bem, espero que feche e que transformem o prédio em um belo e confortável shopping. Nada como fazer compras para relaxar.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.