domingo, 7 de junho de 2009

DESAFORO

Lendo a postagem abaixo, pergunto em que momento o familiar foi agredido. A moça que se identifica como trabalhadora de CAPS, coisa que o familiar parece não conhecer e seus resultados na vida de outros familiares, e esta convida- o a conhecer um desses serviços.
Existe resmas e resmas de papéis escritos sobre o controle social no SUS, cartilha do usuário. O SUS paga exames, procedimentos caríssimos que muitas vezes o beneficiado é aquela pessoa que tem dinheiro e não enfrenta como a maioria o atendimento precário no postinho da Fundação Valter Alencar, sob o sol de Teresina, aqui no Renascença, meio dia para marcar consulta e os médicos não aparecem, e está lá a placa do SUS. Não deve ser diferente nas periferias Brasil afora.
Quanto a saúde mental, acabou a sangria de dinheiro público para hospital psiquiátrico com péssima hotelaria e maus tratos a pacientes. Isso incomoda aos trabalhadores de mais de 30 anos de manicômio, pessoas "crônicas", de olhar cronificado. A reforma psiquiátrica brasileira é um processo histórico. Está acontecendo, se solidificando. São Paulo acaba de ser obrigado há abrir mais CAPS, residências terapêuticas, etc. Não haverá retrocesso.
DESAFORO é mandar comentários para meu blog defendendo pessoas manicomiais, seja quem for, é não respeitar uma sobrevivente. NÃO PUBLICO.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.