quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

OBRIGADA POR NÃO ( SENTAR ) FUMAR.

Ontem estive no consultório do meu psiquiatra, meu muito querido e respeitado Dr. Édson Paz e lhe disse que ele estava infringindo a lei 10.216/001, no que diz respeito a um bom atendimento ao paciente psiquiátrico e que escreveria aqui. Ele não acreditou, me medicou e dizendo que eu estava começando uma hipomania. Seja lá, o que venha ser isso, não me lembro.
O que sei é que eu estava (estou) numa crise de abstinência de clonazepan, ontem estava ansiosa, inquieta e logorrêica, falando além do normal. Levei livro, revista e um jornal para ler. Não consegui por causa dos sintomas e principalmente porque não havia lugar para sentar e mal para ficar em pé. A antesala do consultório deve ter apenas uns oito metros quadrados, sei que é pequeníssima, tem apenas nove assentos. Havia ontem, vinte um pacientes. Geralmente tem uns trinta. Totalmente desconfortável. Uma longa espera, um banheiro com lâmpada queimada e sem papel. Haja saúde mental e resignação.
Estou registrando porque aqui em Teresina é regra, quase todos os consultórios de médicos psiquiatras são pobres e deprimentes. Aí, fica aquelas pessoas todas apertadas, caladinhas, ninguém fala nada,para não parecerem loucas, assistindo numa televisão quartoze polegadas com uma imagem geralmente ruim o "Vale a pena ver de novo" seguido da sessão da tarde.
As clínicas de otorrinos são lindas, tem telão, computador... será que o paciente mais frequente, que vai todo mês pegar a receita do remédio, que é o paciente psiquiátrico, não dá dinheiro? Ou é porque louco é como pobre, tudo tem que ser sem qualidade. Mesmo pagando.

3 comentários:

Flavinha Roberta disse...

Sabe Edileuza, registrar issu aqui no seu blog eh o máximo...infelizmente vc ainda tenha que registar fatos como esses: desrrespeito e falta de humanização no atendimento as pessoas que saum portadoras de sofrimento psíquico.
Mas atitudes como a sua eh tem feito a diferença no país...
Parabéns
Espero que médico leia issu!
Abraços

Anônimo disse...

Vai fazer acupuntura que é a melhor coisa para abstinência de clonazepan, acupuntura + hojmeopatia, me deram umas bolinhas de lactose , Ignatia Amara seria amarga ignorância? Sei lá, mas a cura pelo semelhante está funcionando não pingo uma gota de rivotril há uma semana, a beira da hipo also.

Unknown disse...

Parabéns Edileuza pela sua crítica. Espero que um dia essa realidade possa ser mudada para melhor. Más o pior do que vc comentou é uma sala linda com todas as mordomias, e o profissioal que está lhe atendendo parecer que não ta nem ai com seu problema, apenas lhe passa uma droga qualquer (como se dissece, taí se vira), é a psicoadaptação como diz Augusto Cury. Esse tipo de atitude é que me fez várias vezes não voltar mais nesses lugares e me auto-medicar.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.