domingo, 27 de setembro de 2015

O MAIS LONGO DOS "SETEMBRO AMARELO"

O mais longo mês de setembro que vivi. Sinto uma dor no peito ao lembrar de uma imensa área que se floria de ipês amarelos por esta época. Cortaram tudo e fizeram uns apartamentos feiosos em plena periferia, na frente da escola que trabalho. Mas a primavera como dizem volta sempre no poema de Cecília Meireles.
Não sei o porquê da poética da introdução, na verdade, escrever no blog não alimentado desde maio foi por conta da minha preocupação com as ocorrências relacionadas às tentativas de suicídio aos domingos. Muitos desejam morrer e desejam ajuda para que isto não aconteça. Ainda bem. A única urgência psiquiátrica em Teresina continua sendo a do HAA, qualificada, treinada, interdisciplinar: psiquiatra, assistente social, enfermeira e é para ter um psicólogo de sobreaviso. Hoje mais do que nunca precisamos deste profissional capacitado para fazer a interlocução com a ideia suicida do usuário em crise mental leve a moderada. 
Como muito já se escreveu a maioria das pessoas com ideia suicida não procura ajuda para evitar exposição pessoal. Então, acham mais conveniente procurarem as urgências do Hospital Geral,  alguns clínicos gerais já receitam com alguma precisão. Embora, ainda recomendo procurar o especialista, construir a tal aliança terapêutica.
Vendo o desespero de alguém que deseja parar de sofrer de quaisquer modo, até causando o próprio óbito, o procedimento mais aceitável é levar a pessoa a um atendimento médico para que estabilize seu quadro emocional. Os gestores públicos e de hospitais privados precisam pensar seriamente nestas vidas a serem salvas no plantão de domingo.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.