sábado, 30 de maio de 2015

MAIO ANTIMANICOMIAL COM AMIGO NO NINHO

FACIME

Calorosa recepção das alunas depois da nossa fala

Quase normal nesta fila para falar com o secretário de saúde

Sempre simpáticas e agradáveis alunas da FAR

Suely Áurea, ativista da luta antimanicomial, numa fala esclarecedora e comovente
E maio de 2015 chega ao final com um saldo positivo de participações da Rede Amigo no Ninho em eventos sobre saúde mental antimanicomial.
Conversamos com alunos de Psicologia e demais da residência multiprofissional em saúde da família e comunidade na FACIME dia 15, com a temática apoio comunitário. Levamos um relato de experiência bem sucedido na intervenção em rede mobilizando a comunidade na vida de três usuárias. Dia 18, estivemos no Forum Antimicomial do CAPS sul, infelizmente sem representação nas mesas redondas. Dia 19, numa audiência com o secretário de saúde do município, deputado Luciano Nunes, agradecemos a intermediação dos técnicos da gerência de atenção psicossocial para que esta acontecesse. Sem resultados aparentes, mas nosso trabalho de sensibilização a questão da criança psicótica na escola passou por mais uma etapa.
Dia 20 estivemos dialogando com estudantes de Serviço Social da (Faculdade Ademar Rosado) FAR, na Mostra de Trabalhos do curso que acontece todos os anos. Levamos a discussão sobre a função da assistente social como articuladora de redes de apoio e suporte a usuários de saúde mental. Agradecemos a professora Keila, por mais uma oportunidade de está fazendo nosso trabalho de sensibilização em saúde mental na formação do assistente social e ao material maravilhoso produzido sobre a rede de saúde mental de Teresina e banners nos doados.
Dia 29 participamos da pré-conferência em Direitos Humanos Municipal - região sudeste. Fomos relatora no grupo dos eixos temáticos que discutiu propostas sobre a política da pessoa com deficiência. Novamente trabalho de sensibilização, colocamos uma proposta da criação de um núcleo no CONADE -PI de representação da pessoa com transtorno mental e outras, no esforço de dar visibilidade que mesmo que a lei não reconheça a pessoa vivendo com transtorno mental como deficiente, temos limitações de vida que as mesmas políticas de acessibilidade das PPDs podem muito servir para os PTMs. Alguém tem que começar a luta, e a oportunidade pode está nestas conferências de Direitos Humanos que trazem naesta edição a temática da diversidade humana. Obrigada a querid Sandra Leite, conselheira do CONADE e assistente social da SEMEC.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

SUICIDIO COMO TEMÁTICA NO SALIPI / 2015

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO COMO TEMÁTICA NO SALIPI


DIA 05/06 - SEXTA-FEIRA
19h - CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA
APRESENTAÇÃO CULTURAL: CONGOS DE OEIRAS
DIA 06/06 - SÁBADO
9h - Mesa Redonda:
Tema: "Tanatologia e as Profissões"
Mediação: Prof.ª Ms. Patrícia Moreira
15h - Tanatologia: da Educação para Morte à Valorização à Vida (Oficina)
19h - Mesa Redonda
Tema: "Prevenção e Posvenção ao Suicídio"
DIA 07/06 - DOMINGO
9h - Grupo: "Trilhas dos Sobreviventes: enlutados por Suicídio"
15h - Mesa Redonda: Como falar de Morte para Criança, Adolescente e Idoso.
16h - Mesa Redonda: Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia - CRP-21.
19h - Como ajudar enlutados? (Oficina)
Mais detalhes sobre a programação de 2015:

sábado, 16 de maio de 2015

REDE AMIGO NO NINHO COMO PERSONAGEM DE REPORTAGEM DE TV

Ficamos apreensivos com a reação da repórter aos depoimentos das usuárias, ambas esquizofrênicas, elas relatavam momentos da crise aguda, principalmente os delírios, a audição de vozes de comando.Esclarecendo que paciente psiquiátrico não fica eternamente em crise. Só se não fizer nenhum tratamento. Ambas passaram pelo Hospital Areolino de Abreu e estão hoje no CAPS, medicadas continuamente, levam vida regular, inseridas na comunidade. Uma casou, desde 2011 não sofre internações integrais e a outra está terminando ensino médio. Ambas tem passe livre e beneficio de prestação continuada.

A ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL NO PIAUÍ



  Vídeo produzido em 2008 como trabalho discente de Leonardo Sales, psicólogo e estudante de Comunicação Social, hoje professor e coordenador do curso de Psicologia da UESPI. Na época existiam apenas dois CAPS e as residências terapêuticas estavam recentemente instaladas. Apenas em 2010, sob pressão do Ministério Público o município de Teresina abriu mais três CAPS.

domingo, 10 de maio de 2015

LUGAR SOCIAL DO LOUCO INFRATOR REABILITADO

Dia 07 de maio a Rede Amigo no Ninho somou os integrantes de um grupo organizado pelo Conselho Regional de Psicologia que trouxe representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB e o cavaleiro imbatível dos direitos, o Ministério Público, representado pela sua suave e resolutiva dama, promotora de Justiça Cláudia Seabra, que acompanhou o grupo ao Hospital Areolino de Abreu (HAA) e ao Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA).
A visita a estas instituições fazem parte duma inspeção nacional aos manicômios judiciários, hospitais de custódia, alas de tratamento psiquiátrico e similares promovida pelo Conselho Federal de Psicologia e a Ordem dos Advogados do Brasil:


"O objetivo precípuo desta inspeção é conhecer a realidade dos manicômios judiciários no país, das pessoas em cumprimento de medida de segurança, dos discursos e das práticas jurídico-penais e psiquiátricas de internação perpetua, de segregação e de exclusão. Por meio desse conhecimento, poderemos suscitar debates sobre essas instituições, dialogar com a categoria e com setores da sociedade, problematizar as perspectivas de cuidado e o trabalho dos psicólogos nestas instituições, promover a cidadania, propor alternativas à sociedade" (Minuta de instrução às equipes. Brasília 2015)

Céu descoberto nos serviços substitutivos da reabilitação e inclusão na comunidade do louco infrator, sob a perspectiva da Reforma Psiquiátrica percebe-se pelo que acompanhamos desde meados de fevereiro de 2014 a luta brava de alguns técnicos contra posições tradicionais e autoritárias de magistrados que assinam um documento que obriga a internação compulsória no HAA e estes mesmos, suas equipes de justiça não se responsabilizam mais pelo destino social mesmo deste detento com sintomas estabilizados, sendo que há mais de 60 pacientes do sistema prisional no HAA que na unidade de saúde do sistema, que somavam n dia da visita 30, com apenas 10 com medida de segurança. Reabilitados eles não voltam mais a cumprir suas penas, com ou sem medida de segurança e mesmo com atestados de cessação de periculosidade continuam no HAA.
Uma profissional do HPVA colocava da necessidade de um CAPS prisional, vinculado a RAPS estadual, incluindo as RTs principalmente. Muita luta necessária ainda nesta área. Obrigada a Cláudia Seabra (MP) pela companhia decisiva no desempenho do trabalho da equipe. 

 

DIREITOS E RESPEITO A PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL

Rede Amigo no Ninho faz balançar  a garantia dos direitos e respeito às pessoas com transtorno mental. Segue as seguintes notas sobre caso ocorrido em 2011:

Covardia - 05/10/2011 às 14h20

Matéria publicada no blog amigo no ninho critica ação de professores de Santa Filomena

Palavras de Aurenísia:  Estou aqui muito chateada com dois professores da minha cidade Santa Filomena, sabe o que eles fizeram: Tem uma moça com transtorno mental igual uma criança, eles fizeram uma baixaria com ela levaram a mesma em um show do Francis Lopes, que houve em Santa Filomena, achei uma covardia vamos soltar uma nota contra esse dois moleques.
Se preciso for vamos denunciá-los não podemos ficar de boca fechada. Procure no youtube o vídeo LUANA GRETCHEN TWO, COM FRANCIS LOPES EM SANTA FILOMENA -PI.
Vamos fazer alguma coisa isso não pode mais acontecer, estou doente com isso.
abraços
Aurenisia
Aurenisia é uma companheira do Conselho Estadual de Saúde, familiar.
Veja mais no blog: amigononinho.blogspot.com


- 06/10/2011 às 10h56

Caso Luana continua. Confira abaixo as colocações de Maria Aurenísia Alves Nunes.

Tony Santos, gostaria que você publicasse essas minhas simples palavras sobre o vídeo de Luana.
  Olha todos em Santa Filomena conhecem  a Luana a mesma é uma pessoa indefesa tudo pra ela é mil maravilha. Não sabe a gravidade das coisas.
  O que me deixou doente foi pelo fato partir de dois professores, eles pensam que colocar imagens sem a permissão da pessoa não é crimes a Luana não entende.
  Olha, você como um educador tenho certeza que jamais faria esse tipo coisa, se os professores quisessem dar essa felicidade a Luana eles tinha pago sua entrada na festa não fazer tipo uma vaquinha que se tornou uma chacota . E como sou também pessoa com transtorno mental me sentir mal.
Publicado Por: Tony Santos
 http://180graus.com/santa-filomena/caso-luana-continua-confira-abaixo-as-colocacoes-de-maria-aurenisia-alves-nunes-462929.html


- 07/10/2011 às 12h21

Testemunho de colunista dá conta de que Luana sempre quis ser apresentada ao Francys Lopes


  Conheço e sou amigo dos professores que idealizaram o vídeo e sei que o fizeram com hombridade, com única e exclusiva  intenção de interagir com o público. Digo isso porque estava no show e vi a alegria da massa ao ver Luana no lugar onde ela sempre me pediu para estar. Esse é um testemunho, não é uma defesa.
  “Eu, por estar apoiando a organização do show e vendendo ingressos, por várias vezes recebi visita  da Luana, pedindo para que eu desse um jeito de apresentá-la ao Francys e dançar ao lado dele no palco. Por isso digo que me alegrei ao ver que os professores ajudaram a realizar esta vontade da Luana.
 http://180graus.com/santa-filomena/testemunho-de-colunista-da-conta-de-que-luana-sempre-quis-ser-apresentada-ao-francys-lopes-463266.html

 Indinados - 06/10/2011 às 10h46

Indignação sobre o caso Luana é discutida pelo Movimento de Saúde Mental do Piauí.

Seqüência das palavras de Aurenísia.
  Nem só eu Aurenísia fiquei indignada, outras pessoas do MOVIMENTO  DE SAÚDE MENTAL DO ESTADO DO PIAUÍ, estão indignados. Os professores podem ler a lei 10.216/ 011, procure também no site de MS e da Saúde Mental o Programa de Volta Pra Casa. Eu escrevi sim comunicando a Edileuza sobre o video, ai foi onde ela colocou uma critica sobre os Professores Marcus Vinicius e Lucio. Nós dos movimentos sociais lutamos por uma reforma psiquiatra logo para garantir ainda mais os nossos direitos, somos cidadãs, pagamos nossos impostos.
Abraços
MARIA AURENÍSIA ALVES NUNES
  MILITANTE DO MOVIMENTO DE SAUDE MENTAL DO ESTADO DO PIAUÍ
CONTATO ( 86 ) 9983 -3638

sábado, 9 de maio de 2015

GERÊNCIA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO

Rede Amigo no Ninho e as simpáticas técnicas da Gerência de Atenção Psicossocial do Município

Sora, enfermeira: duas em uma, atua no CAPS sul e norte


Gosto de contar esta história, não para deleite do meu ego,  mas para continuar acreditando e incitando outros mentaleiros a continuarmos a luta por uma saúde mental pública antimanicomial e de qualidade e isto começa com gestão comprometida.
Em 15 de janeiro de 2010 aconteceu uma audiência pública no auditório do Ministério Público sobre vários problemas enfrentados pela SESAPI e FMS em relação a saúde mental, estávamos na luta pelo fechamento do Sanatório Meduna, garantindo aos pacientes seus direitos à assistência e com  mais qualidade. O atual prefeito Firmino Filho era na época secretário de saúde do município, numa deixa logo após uma fala do psiquiatra Alexandre Nogueira, sobre o funcionamento de uma comissão de saúde mental criada em 2001 e nunca composta como prevê a lei municipal 2.987. Sob os protestos e a ordem para que eu ficasse quieta da cuidadosa Gisele Martins ( eu "empoderada" mas tutelada, sendo assistente social da Gerência de atenção a saúde mental da SESAPI) rapidamente na minha prática trazida dos movimentos sociais senti a chance, peguei o microfone e fiz a proposta da criação de uma gerência de saúde mental no organograma da FMS. A proposta passou no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC).  Então abri um Processo Administrativo (PA) em 09  de dezembro do mesmo ano cobrando entre outras coisas o cumprimento desta cláusula.
Cobrei várias vezes no MP até que foi criada a gerência em saúde mental do município, com mais de uma sala, técnicos empenhados, enfermeiras, psicólogos, atualmente é coordenada pelo psiquiatra Samuel Rego. Foi criado o Ambulatório Pró-vida para o atendimento a ideia suicida, a Unidade de Atendimento Infantil( UAI) destinada crianças já com dependência química. Percebi desde a primeira que a  visitei o empenho da equipe em organizar os serviços, acompanhar melhor os CAPS com capacitações, com a melhoria de instrumentos de registros, etc. Este é um motivo de comemoração antimanicomial nestes dias em Teresina.

SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Dia 06 de maio estivemos no Seminário de Integração das Equipes de Saúde e da Educação na FMS. Observei a difícil interlocução entre as duas áreas, a formação dos técnicos das duas áreas distintas talvez causem o estranhamento: pessoal da saúde (infelizmente uma grande parcela já "desumanizado") faz habitualmente saúde curativa, paciente fez consulta na USB e vai embora, volta para procedimentos de alguns programas como diabetes e hipertensão. O médico, enfermeira e demais são todos pessoas sempre estranhas, frias e distantes. Na educação, o profissional convive todos os dias, num turno, se na escola de tempo integral mais tempo ainda, todos são "tios", sendo tios, muitos profissionais desenvolvem relações afetivas com os alunos, pais, as avós. Entra aos 7anos sai aos 16 da mesma escola.A educação é um ato portanto contínuo, de uma lentidão didática, processual. Educadores e demais funcionários de uma escola não raciocinam como médico e enfermeira e demais trabalhadores de um posto de saúde.
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo promover ações de saúde e prevenção através de ações de saúde e prevenção de doenças através de práticas saudáveis: dentre várias ações previstas a saúde mental de crianças e adolescentes não aparecem na lista de prioridades, e é exposta como a saúde básica a vê (não vendo), as ações previstas são de caráter preventivo para que esta criança ou adolescente não chegue até um CAPS. Como? 
O documento do MEC que trata de orientações sobre o programa cita uma avaliação psicossocial, onde seria levado em conta aspectos relativos à sua saúde mental. Como?
Os profissionais das equipes de PSF estão preparados?

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.