sábado, 25 de abril de 2015

O PODER DE ARTICULAÇÃO DE REDES DA ATENÇÃO COMUNITÁRIA

Passei alguns dias vendo-a cedinho, buscando café na vizinhança. Muito difícil para mim. Cortava caminho para não cumprimentar: adereços bizarros, mãos sempre ocupadas com alguma coisa.

Padre e paroquianos provocados tentam em suas limitações ajudar. Ela consegue um agendamento para fazer uma leitura numa missa.Chega atrasada e vai embora. Pensei como deve ter sido difícil para sua estima.

Mobilização cansativa: parentes distantes, amigos de infância, vizinhos. Finalmente, vai ao psiquiatra com a mãe, traz uns 60 comprimidos amostra grátis e uma receita azul. Que a O amigo do Ninho viabilizou. A família não compra.

O milagre da medicação: uns três dias de medicação, já nos visita menos agitada,  sentada numa cadeira, ruminando menos os problemas domésticos. Sorrir de coisas realmente hilárias:meu jeitão zangado quando dou-lhe um esporro por está sempre questionado a necessidade de tomar remédios para sempre. A ficha não caiu.
Mais vamos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PROJETO AMIGO CUIDADOR: APOIO, SUPORTE E AJUDA MÚTUA



Movimentação
intensa de eventos pela passagem do dia 18 de maio: Dia Nacional da
Luta Antimanicomial em Teresina. Que bom. A Rede de Apoio e Suporte em
Saúde Mental - AMIGO NO NINHO continua fazendo seu trabalho de articular
redes intersetoriais no acolhimento a crise, cárcere privado, acesso a
medicação e outras necessidades àqueles que não conseguem ainda a
autonomia vivendo com transtorno mental.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

MANUAL DO SOCORRO A CRISE: AMIGO CUIDADOR 2.

COMO SOCORRER NÃO SENDO DA FAMÍLIA?

Pela nossa experiência achamos que sabemos o que fazer, mas impotentes apenas observamos e sofremos porque ela "é uma das nossas". A comunidade comenta as bizarrices desta última semana de março. Algumas pessoas a viram ser retirada por dois homens puxando seus braços de dentro de uma vala, uma grota, córrego de esgoto do final de um loteamento próximo. Ninguém sabia informar se esta caiu por acidente na vala ou entrou de propósito. Menos grave, mais igualmente preocupante é o fato de por roupas esportivas e sair para caminhadas ao meio dia ou às três da tarde, quando o sol está muito quente na cidade.
Sem tratamento psiquiátrico nossa amiga vai tornando-se devagar mais uma louca de rua. Todos nossos recursos de articulação de rede na comunidade já foram tentados: o padre, as senhoras da igreja amigas da mãe, orientação e pedidos aos vizinhos para o convencimento da mãe para que medique a filha, nas crises mais grave, interne-a integralmente ou leve-a até um CAPS e tantas outras tentativas desde 2009.
Quem sabe amanhã tenhamos alguma outra ideia.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.