quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

OUSADIA DE SER MATIZES!!!!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CAPS III DE TERESINA

Existem cinco tipos de CAPS diferentes, cada um com uma clientela diferenciada (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas) a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24h).

• CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).


• CAPS II - são serviços para cidades de médio porte e atendem durante o dia clientela adulta.


• CAPS III – são serviços 24h, geralmente disponíveis em grandes cidades, que atendem clientela adulta.


• CAPSi – são serviços para crianças e adolescentes, em cidades de médio porte, que funcionam durante o dia.


• CAPS ad – são serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, geralmente disponíveis em cidades de médio porte. Funciona durante o dia.

Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.
www.Saude.gov.br - Saúde Mental

Teresina com quase 800 mil habitantes consta com quatro CAPS II, dois deles recém abertos, um CAPS - i, e um CAPS - ad. O Ministério Público tem sido o grande responsável por finalmente, como está em lei, a definitiva municipalização da saúde mental,antes centrada nos hospitais Areolino de Abreu e Meduna, respectivamente do Estado e privado. Hoje, 23 de fevereiro houve reunião do conselho municipal e uma das pautas foi a apresentação da proposta aos conselheiros da implantação de um CAPS III. Aprovada por todos. Mesmo que os conselheiros na sua maioria confessassem não conhecerem nenhum destes serviços já implantados. A implantação do CAPS III, está no acordo judicial assinado pela FMS perante o Ministério Público até 31/08/2010.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta -TAC

O TAC assinado pela FMS e SESAPI em 15 de janeiro, perante o Ministério Público representados pelos promotores públicos Cláudia Seabra e Fernando Santos, este último, irmão de um amigo da época de universidade, década de 90, me emprestou o primeiro livro de Franco Basaglia, aquele sobre sua passagem pelo Brasil no final dos anos setenta, livro que pertencia a Dr. Fernando, que tem uma grande experiência nas questões de Direitos Humanos.
Um dos itens da cláusula primeira desse documento em relação aos compromissos da FMS venceu dia 15 de fevereiro, a fundação tinha um mês para designar membros para compor a Comissão Municipal de Saúde Mental, prevista numa lei de municipal de 2001. Em 2001 o panorama da saúde mental no Piauí era outro, completamente diferente de 2010. Somente em 2005 começaram a ser implantados os CAPS, Piauí a dentro. Na capital somente em 2006 são construídos os CAPS II. Não havia movimento de usuários solidificado o suficiente para participar da construção dessa lei, que não prever paridade. Fala apenas da participação da sociedade civil, sem maiores detalhamentos. Tenho perseguido todos os canais de comunicação da FMS para saber como está o processo de criação dessa comissão.
Minha proposta é de uma gerência de saúde mental no município, que também passou no TAC, só que para o organograma da FMS a partir de 2011, Teresina terá umas 4 residências terapêuticas, 6 CAPS ou mais com os leitos em hospitais gerais. Uma extensa rede que pretende contar também com os ambulatórios dos hospitais das periferiais e equipes do PEF ( Program Estratégia da Família). Então, o ideal é que haja uma coordenação multiprofissional para servir de "armador" para esta rede, já que não temos equipes de NASF. Não sei o porquê.
Mas espero que saia a comissão e que seja multiprofissional, com vários segmentos participando e presença de usuários e sua função seja esta, de já está articulando esta rede.
O documento em sua cláusula quinta, estipula multa de quinhentos reais por cláusula desrespeitada. Multa paga com nossos impostos. Esperemos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O CARNAVAL E NOVAS CRISES

Tenho recebido telefonemas e emails de amigos do Ninho em crise, em luta brava para dominar o renascimento das cabeças da hidra. Fazê-las dormir bem medicadas. Mais que a nostalgia do período natalino parece que a "folia" presumida do carnaval tem derrubado muita gente.
Difícil é encontrar urgência psiquiátrica em Teresina, só no HAA, se der sorte, o plantonista pode ouví-lo, medicar de alguma maneira e mandar para casa. Senão receberá um "convite" para uma estadia nos pavilhões ou aqueles apartamentos que não são tão diferentes. Ou pode ligar para mim ou mandar email, um bom papo e empresto meu kit "estanca crise"( música, técnicas de relaxamento, respiração, ervas para chá ou banho fitoenergéticos...) se não se identificar com o aparato zen, acompanho você ao HAA, se a crise estiver aguda. Só melhora com medicação. O apoio da familia e amigos podem impedir uma internação integral.
Não se desespere. Pense que é só mais uma crise e vai passar. Ideação suicida, fale com amigos, não sofra sozinho. Abraços solidários.

Edição da «bíblia» da Psiquiatria com novas doenças mentais Distúrbios alimentares e sexuais entram na DSM5

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39594&op=all

MATIZES PROMOVE ENCONTRO DE LÉSBICAS

3º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Þ 05 de março de 2010

14h30min – Solenidade de abertura – Local: Auditório do SINDSJUS

15h – Oficina - Afetividade: a delícia e os dissabores de ser o que somos

18h - Abertura da Mostra de Fotografia “Lésbicas de todos os Matizes” - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

20h30min - Show “As Divas” – Produção: Cláudia Simone e João Vasconcelos - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

Þ 06 de março de 2010

8h30minDebate – Participação política e construção da cidadania: refletindo sobre práticas (a)éticas na luta pelos Direitos Humanos

10h30min – Debate – Mulher e mídia: o desafio de desconstruir estereótipos e preconceitos

14h30min – Oficina – Mulheres negras e as múltiplas exclusões

16h30min – Mesa-redonda – Política Nacional de Saúde da População LGBT

21h – Festa “Eu gosto de ser mulher” - Local: Lagoinha da Mãe Alda (Rua Rui Barbosa, 5359 - Mafrense)

Þ 07 de março de 2010

9h30min – Debate - Mulheres lésbicas no Piauí: dá para ser feliz vivendo aqui? – Pensando políticas públicas e ações afirmativas

11h30min – Torneio de Futsal feminino -

Mais informações no link abaixo:

http://www.cabecadecuia.com/noticias/64879/lesbicas-de-todo-o-piaui-se-encontrarao-em-teresina.html

Email do Grupo Matizes



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


O “Loucura Suburbana” é um bloco carnavalesco que foi engendrado dentro do Hospital de Engenho de Dentro como parte de uma utopia que ali acontecia na direção do inatingível lema “Por uma Sociedade sem Manicômio”. Melhor explico, a equipe dirigente do antigo hospício, por dez anos tentou substituir o manicômio por serviços comunitários e de mais serventia aos usuários de Saúde Mental. O bloco carnavalesco por bons sete anos saía na quinta-feira gorda, abrindo os portões do hospício para levar a loucura às ruas do Engenho de Dentro na utopia de um dia não retornar. O bloco era a ponta festiva da utopia que foi construída e que mudou o destino de muitos dos habitantes do hospício. O “Loucura Suburbana” era a comemoração de que se podia sonhar com um amanhã em que o hospício não mais existisse. O bloco queria ganhar as ruas e não ter que retornar na quarta feira de cinzas. Sonhava em ser feliz derramando sobre a cidade a sua loucura o ano inteiro. E na sua irreverência aplicou injeções num boneco que representava o prefeito louco da cidade, falou mal do Ministro da Saúde e seus programas, encarnou a briga da Coordenação Nacional de Saúde Mental com a poderosa e conservadora Associação Brasileira de Psiquiatria, sacaneou com a equipe que dirigia o hospital, dentro do clima carnavalesco que pode e deve falar mal de todo mundo. Primeiro assustou, mas depois ganhou aplauso da população do subúrbio.

Acontece, como sempre soe acontecer, o hospício se impôs ao sonho. A equipe dirigente teve que se afastar por não concordar com os rumos que a prosa vinha tomando. O hospício estava pronto para encerrar suas atividades, como documentei no livro “Ouvindo Vozes”, mas o dragão acordou, retirou as amarras e retomou seu rumo como que inexorável. O projeto foi interrompido e corre riscos: a falta de psiquiatras não pode justificar o retorno da emergência (hoje no hospital geral) para o hospício; a internação de crianças não pode ressuscitar o antigo hospital de neuro-psiquiatria infantil; os moradores não deveriam ser reconduzidos às enfermarias. Em suma, o risco é o renascimento do hospício para a glória do alienismo nacional.

O “Loucura Suburbana” podia sair denunciando essa situação ou não saindo para que a cidade sentisse que a loucura tinha sido novamente enclausurada. Mas o bloco ficou surdo ao acontecer e foi domesticado pelo hospício, que o deixa sair, desde que retorne sempre ao final da tarde, os tamborins cansados, o surdo calado, a cuíca gemendo, para que as dores sejam aprisionadas pelo hospício até o próximo carnaval. O “Loucura Suburbana” hoje sai, mas eu não vou porque me sinto em tristeza...

________________

e mais um triste: o meu amigo Alfredo morreu ontem ao som do ensaio do bloco...

Postado por Edmar Oliveira em:

http://piauinauta.blogspot.com

O LOUCURA: Ô ABRE ALAS...

Teresina é da terra de Edmar Oliveira. Não é cidade muito festera. O carnaval dura apenas seu final de semana até terça-feira. Hoje 12/01 a tarde, sexta-feira de carnaval, às 14:00h um grupo significativo de pessoas, representantes de várias entidades marcavam presença no conselho estadual de saúde na primeira reunião para organização da Conferência Estadual de Saúde Mental que acontecerá, segundo calendário nacional, em maio.
Caro Dr. Edmar, matador de dragões, estás apenas cansado, como todos os guerreiros cansam após batalhas perdidas. A guerra continua, continuamos nós outros a fazer espadas, traçar estratégias. Esperamos que o sábio guerreiro se levante e conduza muitas tropas ainda.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O POLÍTICO CORRUPTO DISSE QUE GUARDOU O DINHEIRO NAS MEIAS PORQUE NÃO USA PASTAS!

Caros amigos,

Imagine um governo sem corrupção. Onde políticos que desviassem verbas públicas, que tivessem envolvimento com o tráfico de drogas ou crimes severos fossem banidos das eleições.

A campanha nacional pelo “Projeto de Lei Ficha Limpa” está demandando justamente isto, porém não será fácil passar esta lei sem uma oposição forte de políticos corruptos.

Estamos em ano de eleição e os políticos se preocupam com a sua imagem pública, então vamos enviar milhares de mensagens para os líderes de todos os partidos pressionando-os a apoiarem o “Projeto de Lei Ficha Limpa". Este ano o que eles menos querem é publicidade negativa, então vamos mostrar que estamos prestando atenção em suas ações e que nossos votos dependem disso - só com pressão popular eles irão passar a lei a tempo.

Clique abaixo para enviar uma mensagem pelo nosso site, e depois encaminhe este alerta para todos os seus amigos:

https://secure.avaaz.org/po/brasil_sem_corrupcao/97.php?cl_tta_sign=f4679c4fccdddcbb741f544c58f00707

O Brasil inteiro quer esta reforma – os nossos parceiros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral conseguiram coletar 1,5 milhões assinaturas para esta lei visando proibir a candidatura de pessoas que cometeram crimes graves, como assassinato, estupro, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção. No momento, um grupo de trabalho está revendo a lei antes de enviá-la para votação e não temos tempo a perder, ela precisa ser votada nas próximas semanas para que seja válida nas eleições de outubro.

Não é uma batalha fácil - a corrupção está entranhada em nosso sistema político, e existem diversos interesses poderosos contra esta lei. No entanto, em ano eleitoral onde o que eles mais querem é atenção, só a pressão pública pode influenciar os nossos deputados a votarem certo. Uma enxurrada de mensagens irá mostrar aos deputados que eles têm mais a perder não aprovando essa lei do que votando a favor.

Caso passe, esta lei vai revolucionar a política brasileira, retirando do governo todas as figuras carimbadas que só querem encher os bolsos de dinheiro. Tentados em desviar verbas públicas, com esta lei, os políticos irão pensar duas vezes se vale a pena arriscar a sua carreira política.

Nós já aguentamos o suficiente - não queremos mais bandidos nas eleições! Vamos lutar por um Brasil melhor - mande esse alerta para todos que você conhece:

https://secure.avaaz.org/po/brasil_sem_corrupcao/97.php?cl_tta_sign=f4679c4fccdddcbb741f544c58f00707

Com esperança,

Alice, Paul, Graziela, Ricken, Luis, Iain, Pascal, Milena, Ben, Paula, Benjamin e toda a equipe Avaaz
SOBRE A AVAAZ



Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229


Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org. Você pode nos telefonar nos números +1-888-922-8229 (EUA) ou +55 21 2509 0368 (Brasil). Se você tiver problemas técnicos visite http://www.avaaz.org

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DINHEIRO NAS MEIAS E OS DENTES DE EX PACIENTE DO MEDUNA

A. é pedinte. Foi menina de rua e agora é mulher de rua. Pede esmolas num "ponto" perto da praça Pedro II. Conheço-a desde que era criança "vadiando" pelo campus da UFPI. Encontrei-a alguns meses atrás no HAA esperando a ambulância para "desová-la" no MEDUNA. Com a cabeça completamente raspada. Perguntei o porquê, ela me exolica que era para evitar o contágio por piolhos. Disse que a visitaria. Não deu.
Encontro-a sempre no seu ponto. O cabelo cresceu. Observei que lhe falta muitos dentes. Deve ser difícil comer. Alguém tem idéia de algum programa de doação de prótese dentária. Algum dentista, protético poderia doar o tratamento e a dentadura. Tenho receio de levá-la aos dentistas do hospital psiquiátrico. Sabem por quê?
Lembro que alguém me falou de um trabalho (acho que foi a própria dentista) do CAPS norte, com saúde bucal. Trabalho apresentado em congresso científico e tudo. Então, que faço? Dá agonia ver a boca desdentada e apodrecida de A., envelhecendo-a muito e prejudicando sua saúde, com certeza.

NINHO NA UFPI

Confirmada reunião com professoras Valéria e Lila na sala do NUPEC (CCHL), corredor da Filosofia, sexta-feira, 05/02/2010, às 9:00 horas.
Alguém em sofrimento psíquico é problema de todos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GRUPO QUINZENAL DE BIODANÇA


Facilitadora: Ismênia Reis

INÍCIO: 6 DE FEVEREIRO
SÁBADO
DAS 15:00 ÀS 18:00 HORAS

Av. Jóquei Clube, 1579
(Em frente ao Colégio Madre Savina)

Inscrições abertas pelo e-mail
biodanca.piaui@gmail.com

Ou pelo telefone: 3232-5293

Investimento Mensal:
R$ 65,00
R$ 45,00
(estudante ou pessoa idosa)

INFORMAÇÕES SOBRE BIODANÇA:

https://sites.google.com/site/biodancapiaui/
http://biopiaui.blogspot.com

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.