quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DANÇA DO SER GENTIL

Rolando Toro, antropólogo chileno, criador da Biodança

MARATONA DE BIODANÇA

Como havia prometido a algumas pessoas postar alguns espaços que oferecem terapias complementares, como eu as chamo. Vou postando, a divulgação de uma maratona de Biodança. Estou me comprometendo com a qualidade do que indico. Sou a cobaia, se der certo para mim. Serve mesmo.

B I O D A N ÇA: Uma nova sensibilidade frente à vida

PARTICIPE DA MARATONA DE BIODANÇA

31 DE JANEIRO E 1º DE FEVEREIRO

Sábado – das 09:00 às 12:00 e das 15:00 as 18:00
Domingo – das 09:00 às 12:00 h

FACILITADORA: ISMÊNIA REIS

INVESTIMENTO:
Profissionais: R$ 60,00
Estudantes e idosos R$ 40,00

LOCAL:
ESPAÇO CULTURAL NOÉ MENDES
CAC / UFPI

INFORMAÇÕES
3232-5293 / 9437-2460

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

QUANDO PESSOAS NORMAIS SÃO UM PERIGO PARA NÓS LOUCOS

Acordei ouvindo vozes. Parecia que havia outras pessoas dentro de casa. Impossível, moro apenas com minha filha de oito anos. Que dorme do meu lado, certifico-me. Ouço o trinco da porta do quarto. Veterana, não me apavoro. Malditos sintomas. A mente me dá um drible, imagino que ladrões entraram na casa e nos mataram as duas. Estou morta eu e minha filha. As vozes falam isso, ou coisa parecida. Droga, deliro mais uma vez. Finalmente levanto, sete horas da manhã. Resolvo não dar bola para elas. Vão encher o saco de outro, chatas!


Estou "corretamente" medicada. Só há uma semana ou pouco mais sem o tarja preta, talvez seja abstinência. Voltei a usar ontem. Depois de fazer uma maratona nas farmácias da cidade para encontrar esse ansiolítico.
Levemente estressada com problemas causados na escola que trabalho no Estado, por pessoas que se consideram normais, em plenas férias. Desgasta qualquer um. Infelizmente, a mente de um psicótico é capaz de ser inundada por um copo de água. A realidade nos parece grande demais, caótica demais. Nossos monstros internos nos fragilizam, queremos paz mas somos provocados para guerra o tempo todo. Alguns normais perversos percebem isso e se aproveitam para nos tirar a calma e a saúde, nos excluir de processos que podemos superá-los. Elogio e INVEJA da loucura.
Seres humanos medíocres. Mas vamos lá. Ser militante de movimento de usuários pode ajudar em alguma coisa. A exposição pública faz parte da luta para quebra do estigma.

MORTE DE PACIENTE EVADIDO DO SANATÓRIO MEDUNA
Li apenas uma pequena nota no jornal O DIA de quarta-feira, dia 14, que dizia que o paciente havia evadido do Meduna e que estava sendo perseguido pela polícia. Atarentou-se e entrou nas águas do rio, morrendo afogado. Pessoas me informam que na reportagem da televisão este teria pulado de uma de nossas pontes.
E aí? Mais uma "tragédia brasileira", menos um louco, que ninguém se interessará para averiguar a história com precisão e indenizar a família pelo menos. Há culpados? O manicômio que deveria estar fechado desde abril de 2008, a polícia que fazia a busca?Voltamos a velha história do não treinamento dos policiais na abordagem ao louco. Precisamos de mais penas aqui no Ninho.

MATEM B. PUTA E LOUCA
O Ninho tem acompanhado há algum tempo o caso de uma psicótica, que rejeita completamente o uso de medicação. Tem alguns casos na família de esquizofrenia, pessoas que se internam constantemente em nossos manicômios locias. Provocada por uma vizinha normal, evangélica, agressiva que já bateu em outras pessoas na rua. B. descamba sempre para crise, briga, xinga e joga pedras. Já apanhou dos irmãos, desta vizinha. Numa intervenção difícil, apenas conseguimos que esta aprendesse o caminho das delegacias e defensoria pública.
Ser puta e louca é crime demais para os vizinhos e a família, que já a julgaram e decretaram a pena: Morte.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

POEMAS DA ALMA


O jovem Fabiano Abreu me encontra nas comunidades de saúde mental do orkut, pede desculpas e me pergunta se sou esquizofrênica. Não sou, sou louca mesmo. Daí nasceu uma amizade onde a grande interlocução tem sido através da poesia.

Poesia jovem, mas não imatura. Poema com a força da alma, comovem, pela simplicidade (daí sua complexidade e riqueza), da expressão de alguém que se instala no mundo, assumindo uma condição de está no mundo, vivendo com esquizofrenia, assumindo suas limitações, e suas capacidades ilimitadas como artista.

O link do blog se encontra do lado. Vale a pena conferir.

2009: FELIZ POESIA!!!!!!!!!!


Ana Cristina Cesar
Vale a pena a leitura dessa poeta marginal...

SONETO
Pergunto aqui se sou louca
Quem quem saberá dizer
Pergunto se sou sã
E ainda mais, se sou eu

Que viés pra amar
E finjo fingir que finjo
Adorar o fingimento
Fingindo que sou fingida

Pergunto aqui meus senhores
Quem é a loura donzela
Que se chama Ana Cristina

E que se diz ser alguém
É um fenômeno mor
Ou é um lapso sutil?
http://www.releituras.com/anacesar_sono.asp

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.