sábado, 29 de dezembro de 2007

QUERO MAIS

Quisera ser louca por completo

Para não ficar pela metade

Em nenhum sentido

Em nenhum segundo.

Quisera ter força suficiente

Para morrer de novo

Como um passarinho

Como um bom menino.

Quisera ser rápida o bastante

Para sempre chegar junto

Para nunca perder o ritmo.

Quisera ser outra de verdade

Como um escravo sem patrão

Como anjo reluzente.

Quisera, porém minha loucura

É o grande empecilho

De tanto estardalhaço.

Minha breve loucura

Sempre será a veia principal

Talvez por isso eu precise mais

Mais e mais de tanta loucura.

Na verdade essa é a minha sanidade.

Do bonito blog de Bebel Loth, mel:poesiadeencantar.blogspot.com




TERAPIA COMUNITÁRIA

"As crises e os problemas só podem ser entendidos e resolvidos se percebemos como partes integradas de uma rede complexa, cheia de ramificações, que ligam e relacionam as pessoas num todo que envolve o biológico (corpo), o psicológico (a mente e as emoções) e a sociedade. Tudo está ligado, cada parte depende da outra...
... Para enfrentar a vida com prazer e buscar a solução para nossos problemas pessoais, familiares, comunitários e sociais precisamos está conscientes de que fazemos parte desse todo." Adalberto Barreto (sobre a Teoria Sistêmica)

A Terapia Comunitária constitui-se em uma atividade de prevenção, cura e inserção social de indivíduos, familiares e comunidades que vivem em situações de crise e sofrimento psíquico.

TERAPIA COMUNITÁRIA NA ÂNCORA

A Âncora é uma associação de usuários, familiares e pessoas interessadas em saúde mental aqui em Teresina, se reune à partir de 2008 em reuniões técnicas e vivências terapêuticas, quinzenais. Seu ponto de encontro é a lavanderia da primavera, atrás do Hospital Areolino de Abreu.
Dia 08 de março, sábado, dia da mulher, a partir das oito da manhã, o Ninho estará lá, fazendo terapia comunitária, uma roda dinâmica de conversa contando com a presença do músico piauiense James Brito, que mostrará seu talento de animador popular.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

MUNDO DOIDO

Outro dia ouvi numa mesa de amigos, de uma amiga no mínimo, invejada, se a palavra é essa.
A expressão de espanto: __ Nossa, bipolar que chic. Queria ter uma coisa dessa!! Sem comentários.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

FAZER VALER!

Faz vinte anos de Luta Antimanicomial, movimento que nasceu das denúncias de maus tratos aos pacientes e reinvindicações de melhorias de condições de trabalho de trabalhadores em Saúde Mental, no Rio de Janeiro, nos idos de 1978, nos finalmente da ditadura. Movimento esse que cresceu país afora, com poder de articulação e pressão para influenciar os rumos das política nacional de Saúde Mental, tal como a conhecemos hoje, a reforma psiquiátrica.
Mas para fazer valer as conquistas escritas em leis, portarias federais, estaduais e municipais, é necessário que a luta organizada continue articulando. No Piauí estamos com dezenove anos de atraso, somente em 2006 são instalados os primeiros CAPS (reconhecidamente legalizados, como tais), principais dispositivos da nova maneira de cuidar, sem excluir do convívio comunitário, preescrito pela reforma.
Mas o espaço de acolhida do momento da crise aguda ainda é o hospital psiquiátrico, precisamos, nós, usuários fortalecer nosso movimento e reinvindicar da FMS (Fundação Municipal de Saúde) a instalação de serviços de emergências psiquiátricas, onde possamos ter atendimento humanizado dentro dos preceitos da reforma.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.